Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….
por
Jorge Marques
por
Pedro Escada
Uma cafetaria que é também galeria é o mais recente espaço do centro histórico de Viseu. O projeto é da responsabilidade da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu e abriu portas esta sexta-feira (14 de fevereiro), no número 55 da Rua D. Duarte.
“A Docemente vai ajudar numa dimensão muito humanizada, numa dimensão muito próxima das pessoas e sentir o que é a essência humana. A cafetaria é no coração da cidade e pretende chegar rápido ao coração dos viseenses”, disse na cerimónia de inauguração o presidente da associação.
Pedro Baila Antunes explicou que a Docemente II “além da vertente de cafetaria, vai ter um espaço de galeria, workshop, debates e reuniões” e que “é muito pelos sabores, porque tem coisas saborosas, mas também vai ser muito pelo lado humano”.
Na inauguração esteve o presidente da Câmara Municipal de Viseu que salientou que este espaço “vai trazer mais calor ao coração de Viseu”.
“Na área social, temos a sorte de ter instituições espetaculares e a APPACDM é uma delas. Quero agradecer em nome da comunidade pelo trabalho que têm feito. Estaremos aqui sempre que o entenderem para, daquilo que nos é possível, dar o nosso melhor”, disse Fernando Ruas.
O projeto Docemente II foi alvo de uma candidatura da instituição ao Prémio Capacitar do BPI e da Fundação La Caixa, que acabou por premiou a APPACDM Viseu. Já a localização do espaço resulta de um protocolo de colaboração entre a instituição e a autarquia.
Está é a segunda cafeteria criada pela instituição, a primeira foi inaugurada em março de 2024 na própria sede, em Repeses.