Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
Pelo terceiro ano consecutivo, as Janelas 4 Life estão presentes na Feira…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Armamar vai receber este sábado (29 de março) o segundo Fórum Regional da Associação de Municípios Produtores de Vinho (AMPV), numa iniciativa que integra a programação da Montra Vínica que terá lugar este fim de semana no concelho.
O fórum, marcado para as 15h00, pretende “aprofundar a reflexão sobre os desafios e oportunidades do setor vitivinícola e das comunidades rurais”, realça o município de Armamar, que integra a AMPV.
O evento vai reunir especialistas e autoridades regionais para debater temas essenciais ao desenvolvimento das regiões vinícolas.
Os temas em debate são o enoturismo, o turismo rural, as alterações climáticas, o desenvolvimento do território, os negócios e mercados do vinho, e a comunicação sobre o vinho e o mundo rural.
Os oradores convidados são a diretora de turismo da Quinta do Tedo, Vera Matias, o professor catedrático da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, João Santos, o agrónomo e consultor José Martino, o presidente da Cooperativa Agrícola do Távora, João Silva, e o confrade honorário da Confraria dos Vinhos do Douro, Manuel Igreja.
O Fórum Regional da AMPV constitui “uma plataforma essencial para a troca de conhecimento e para o reforço dos pilares do futuro do vinho em Portugal”, conclui a Câmara de Armamar.
A Montra Vínica de Armamar decorre entre esta sexta-feira (dia 27) e domingo (dia 29) no Pavilhão Desportivo da vila.
O evento, que reúne produtores, enólogos, chefs e apreciadores de vinho, quer celebrar a identidade e tradição vitivinícola das regiões demarcadas do Douro e Távora-Varosa, e das regiões convidadas do Dão e de Bucelas, representadas, respetivamente, pelos municípios de Tábua e de Loures.
A iniciativa pretende reafirmar Armamar como “um destino de excelência para o enoturismo” e inclui provas comentadas de vinhos com “reconhecidos enólogos”, harmonizações vínicas e espetáculos gastronómicos com chefs, salienta a Câmara local, que organiza o evento.