Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
O namoro começou às escondidas, junto à fonte, já que os pais…
por
Teresa Martins
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O Centro Interpretativo da Mulher Duriense, em Armamar, recebe esta sexta-feira (21 de fevereiro) o evento “Celebrar Mulheres que Inspiram”. A iniciativa decorre no âmbito do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, que se assinalou no passado dia 11.
O evento destaca “o papel fundamental das mulheres na ciência e a importância de tornar o conhecimento acessível, especialmente em territórios rurais”, explica a Câmara de Armamar em comunicado.
Cinco cientistas, quatro com ligações a Armamar, vão partilhar os seus percursos e desafios em áreas como a matemática, a química, a física, a nanomedicina, a microbiologia e a comunicação de ciência. Entre as participantes destacam-se Inês Guimarães (conhecida como Math Gurl), Diana Rede, Marlene Lúcio, Raquel Branquinho e Olga Pombo.
Os estudantes do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira também vão apresentar vídeos sobre cientistas portuguesas que os inspiram e participar numa atividade que combina arte, cultura e ciência.
O evento, promovido pela ARMA-Sci – Associação de Promoção do Capital Científico de Armamar e em parceria com o Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira e a Câmara de Armamar, tem entrada gratuita e está aberto a toda a comunidade.
“Num mundo onde a ciência pode estar a um clique de distância, é fácil esquecer que muitas comunidades ainda se encontram à margem do seu acesso. Em Armamar, queremos mudar essa realidade. Através do trabalho conjunto da ARMA-Sci, do Agrupamento de Escolas Gomes Teixeira e do Município de Armamar, estamos a criar oportunidades para que a ciência seja uma porta aberta para todos. O futuro da ciência também pode começar em Armamar”, sublinha Raquel Branquinho, presidente da ARMA-Sci.