“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
O Arquivo Municipal de Mangualde tem novas instalações e foi inaugurado este sábado, 26 de abril, no Largo Dr. Couto.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Marco Almeida, o novo espaço “reúne as condições necessárias para preservar e valorizar o espólio e a História do concelho”.
O Arquivo Municipal de Mangualde funcionava na Avenida Conde D. Henrique, “em prédios que não ofereciam condições de segurança e de salubridade, nem ao acervo documental, nem aos trabalhadores, que há vários anos apresentavam queixas nesse sentido”, adiantou o autarca à comunicação social.
As novas instalações têm uma área superior a 800 metros quadrados, e são compostas por uma cave, rés-do-chão, primeiro andar e ainda uma sala destinada à consulta de documentação, uma sala de digitalização, uma zona de exposições, e um espaço multiusos com cerca de 130 metros quadrados.
O edifício vai ser um motor de novas dinâmicas, e pode acolher novas ações culturais e educativas. “Este espaço está preparado para dar resposta às novas gerações, incluindo alunos das nossas escolas, entidades públicas e todos os mangualdenses”, realçou o autarca.