A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
A galeria Venha a Nós a Boa Morte recebe, a partir do próximo sábado (29 de abril), a exposição “talvez caminhos?” de João Queiroz. O artista plástico fez residência artística em Viseu e vai apresentar uma exposição especificamente concebida para o espaço da galeria.
O autor desta mostra revela que tem uma ligação simbólica com o distrito de Viseu, afirmando que esta região teve uma “importância seminal” no desenvolvimento do seu trabalho e inspirou parte substancial das suas obras de desenho e de pintura.
“Por entre os campos fabricados, pelas matas, à beira do Vouga, ou nos montes, sempre me impressionou uma variedade única que se traduzia em sombras e luz, cores, linhas em movimento constante, escalas que iam desde a pequena erva à grande montanha. Como apreender tudo isto num ato de olhar? Como em cada desenho ou pintura crio uma relação? No fundo, como posso inventar? Este é ainda o meu desafio”, diz o pintor.
João Queiroz acrescenta que, nesta exposição, tentou dar continuidade a esse apelo e reviu desenhos, ideias e memórias que foi colecionando ao longo dos anos. O artista nasceu em 1957 em Lisboa, cidade onde vive e trabalha, e é descrito pela forma como toma a paisagem como quadro de referência do seu trabalho, expondo desde os anos 1980 e recebendo o Prémio EDP de Desenho em 2000.
As suas pinturas mobilizam não apenas a visão e o intelecto, mas também o corpo inteiro e as memórias da experiência sensível.
A inauguração ocorrerá a 29 de abril, pelas 17h30. A exposição permanecerá patente ao público até ao dia 6 de julho.