GNR Viseu - Apreensão
1
15032214112563fe7682a00d2274851692f95873f54c29c76d6d
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…

13.12.24

A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…

13.12.24

Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…

11.12.24

por
Eugénia Costa e Jenny Santos

 Saúde na Mesa de Natal

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 As águas e o almirante
Home » Notícias » Concelho » Viseu » “As Receitas da Avó Misericórdia”, o livro cozinhado pelos utentes da Santa Casa

“As Receitas da Avó Misericórdia”, o livro cozinhado pelos utentes da Santa Casa

Livro de receitas tem o objetivo de preservar memória e tradições natalícias dos mais velhos

Carolina Vicente
 “As Receitas da Avó Misericórdia”, o livro cozinhado pelos utentes da Santa Casa
18.12.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 “As Receitas da Avó Misericórdia”, o livro cozinhado pelos utentes da Santa Casa
18.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 “As Receitas da Avó Misericórdia”, o livro cozinhado pelos utentes da Santa Casa

A Santa Casa da Misericórdia de Viseu lançou o projeto “As Receitas da Avó Misericórdia”, um livro colaborativo que reúne receitas natalícias partilhadas pelos utentes de três valências da Terceira Idade: Residência Rainha Dona Leonor, Lar-Residência Professor José Ceia Moreira Campos e Centro de Dia de Santa Maria.

O projeto visa “preservar memórias, tradições e afetos através da gastronomia” e, segundo José Pedro Gomes, gestor-coordenador da Residência Rainha Dona Leonor, tem como objetivo imortalizar a “riqueza cultural e afetiva”. As receitas são assinadas pelos próprios utentes.

A diretora técnica do Lar-Residência Professor José Ceia Moreira Campos, Rita Almeida, explica que a ideia surgiu das animadoras da Residência Rainha Dona Leonor, sendo rapidamente acolhida pelas outras valências. “O objetivo, no fundo, foi repescar mais do que receitas, repescar tradições e dar o protagonismo aos nossos residentes que partilharam connosco as tradições de Natal dos tempos mais antigos. Passaram-nos tradições, não só das receitas, mas também daquilo que viviam no Natal. Acabaram por reviver e revisitar memórias. É muito giro ver o brilho deles a sentirem-se os protagonistas da história”.

Rita Almeida destaca ainda o contributo de uma residente do Lar-Residência Professor José Ceia Moreira Campos na ilustração da capa do livro. “Eu tenho um orgulho muito especial porque aquela capa foi feita por uma residente aqui do nosso Lar. A avó Clarinda é uma avó do Lar-Residência Professor José Ceia e aquela senhora tem uma capacidade artística fora de série. Foi ela que fez aquele desenho e isso torna o livro mais especial, o contributo é exclusivamente dos idosos”.

O projeto, além de ser um repositório de receitas, reflete “o trabalho de equipa, o espírito de comunidade e a força que advém da partilha entre as nossas três valências”, como afirmou José Pedro Gomes. Para Sara Silva, diretora técnica do Centro de Dia e Apoio Domiciliário Santa Maria, esta foi uma iniciativa recebida com entusiasmo pelos utentes. “A iniciativa partiu da Residência Rainha Dona Leonor. Foi lançado o desafio aos nossos utentes que aderiram com imenso entusiasmo. O resultado foi muito interessante e o livro está a ter uma boa adesão. Em Santa Maria recebemos 30 e no primeiro dia 10 já foram vendidos”.

Sara Silva acrescentou ainda que o livro recupera a tradição familiar do Natal. “Acho que a memória que toda a gente tem do Natal passa muito por estarmos na cozinha em família a partilhar receitas, e isso faz parte da magia do Natal. Este livro tem também um bocadinho dessa magia”.

O livro, que representa a união das três valências, está disponível nas receções das respetivas instituições. No seu interior, é possível encontrar receitas que convidam a uma viagem no tempo, dos pratos principais às sobremesas, preservando memórias e tradições natalícias através da partilha das “Avós Misericórdia”.

O Gestor coordenador da Residência Rainha Dona Leonor deixa um agradecimento “a todos os utentes, colaboradores e equipas (nomeadamente as técnicas de animação cultural e educação social – Ana Salgado, Maria do Céu Ferreira, Susana Teles e Daniela Carvalho), que se uniram neste projeto, mostrando que, quando caminhamos juntos, o resultado é sempre extraordinário”.

 “As Receitas da Avó Misericórdia”, o livro cozinhado pelos utentes da Santa Casa

Outras notícias

pub
 “As Receitas da Avó Misericórdia”, o livro cozinhado pelos utentes da Santa Casa

Notícias relacionadas

Procurar