Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…
Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…
A autarquia de Nelas celebrou um protocolo de cooperação com o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) para fomentar o investimento em investigação e inovação nas áreas científicas e tecnológicas com relevância estratégica para o tecido empresarial e industrial do concelho, bem como reforçar a formação e capacitação profissional.
Para o presidente da Câmara, Joaquim Amaral, este protocolo representa “mais um passo decisivo na criação de sinergias entre instituições, permitindo valorizar os recursos locais e impulsionar o desenvolvimento económico e social de Nelas”.
O autarca sublinhou ainda que a colaboração com o IPV será fundamental para estimular a inovação aplicada à valorização dos produtos endógenos, além de potenciar ações formativas e consultoria técnica em áreas prioritárias como ambiente, saúde, desporto, educação, ciências agrárias, informática, turismo e engenharias.
Por sua vez, o presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José Costa, reforçou a ligação do mundo académico aos territórios.
“É com esta ligação que se aumenta a capacidade de inovar”, disse. Destacou também o potencial estratégico do Concelho de Nelas, nomeadamente na área da tecnologia, da viticultura e da promoção de eventos de referência como a Feira do Vinho do Dão. Sublinhou ainda a relevância desta colaboração para a integração profissional dos estudantes e o fortalecimento dos programas de estágios em empresas locais.