Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
Em Orgens o Carnaval é um pretexto para reviver tradições seculares. As…
Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Courinha, em Castro Daire, vai reflorestar zonas devastadas pelos incêndios de setembro do ano passado numa ação a realizar no próximo dia 22 de março. A ação vai decorrer durante todo o dia e abrange a plantação de pinheiros bravos.
As espécies foram compradas com o dinheiro da venda dos copos reutilizáveis solidários na primeira Feira de Sabores e Memórias, realizada em outubro de 2024, e com o “esforço dos membros da associação e de empresários locais e nacionais”, sublinha a Associação de Courinha em comunicado.
Todos os interessados em participar nesta ação podem comparecer na Associação de Courinha, onde serão encaminhados para os locais onde vai decorrer a reflorestação.
A Associação de Coruinha acrescenta que a ação também vai contar com a presença de “algumas autoridades locais, bem como de todos os beneficiários desta ação, requisito obrigatório definido pela Associação”. “Para serem incluídos nesta ação, todos os proprietários de terrenos afetados pelo incêndio tiveram de efetuar inscrição junto dos responsáveis da Associação”, acrescenta.
Castro Daire foi um dos concelhos mais afetados pelos incêndios de setembro de 2024, com prejuízos de cerca de oito milhões de euros e mais de 49 mil hectares consumados pelas chamas.
Os fogos em Castro Daire também provocaram cinco feridos ligeiros, bombeiros e civis, e uma lista de danos com muitas edificações, primeiras habitações, anexos, construções, barracões, explorações agrícolas, máquinas, carros e equipamentos atingidos.