A Chocolataria Delícia está a fazer sucesso com o chocolate mais procurado…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
A Escola Básica de Santiago recebe a segunda edição da PrimArte, a semana da primavera e das artes. Na quarta-feira, dia 2 de abril, os alunos do primeiro ciclo têm duas atividades, uma sobre o lobo ibérico e a sua conservação, e uma sessão de musicoterapia.
A sessão direcionada para a conservação do habitat do lobo ibérico destina-se aos alunos do terceiro e quarto ano, como explicou ao Jornal do Centro uma das responsáveis da Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico (ACHLI). Esta atividade vai contar com uma parte teórica, em que se fala com os alunos “sobre o lobo ibérico, a alimentação, o habitat, as características e algumas ações de conservação”.
“Depois tem a componente prática, para os alunos praticarem vários conhecimentos em modo de jogo”, detalhou ainda a responsável da associação, que tem sede em Ponte de Lima. “Consiste num jogo da glória, no chão, com uma lona muito grande e um dado, além de um jogo com imanes e um painel para tirar uma fotografia com uma família de lobos”, continuou.
A Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico, com sede em Ponte de Lima, realiza ações nos locais onde as empresas de energias renováveis associadas à ACHLI têm atividade. No distrito de Viseu, engloba concelhos como São Pedro do Sul, Castro Daire ou Moimenta da Beira.
“Na zona em torno do distrito de Viseu, a ACHLI tem ação nas serras de Freita, Arada, Montemuro, Lapa e Leomil, que são as principais serras onde há a presença do lobo ibérico, embora em menor quantidade”, esclareceu a responsável.
O lobo ibérico, contou ainda a responsável da associação ao Jornal do Centro, mantém-se classificada como espécie “em perigo”. No final de 2023, foram identificados cerca de 300 lobos ibéricos organizados em 65 alcateias. No final do ano passado, contudo, o número de lobos ibéricos baixou para cerca de 280 animais, organizados em 58 alcateias – das quais duas são apenas prováveis. “A sul do Douro, eram nove alcateias e agora o número desceu para seis, portanto o lobo ibérico encontra-se numa situação instável, a norte do Douro é que estas alcateias são mais fortes”, concluiu a responsável.
Na segunda-feira, dia 31, os alunos da Escola Básica de Santiago tiveram a oportunidade de assistir a um concerto de primavera organizado pelo Conservatório Regional de Viseu. Esta terça-feira, a Cruz Vermelha de Viseu está a organizar um curso de socorrismo infantil. Sexta-feira, é a vez da APPACDM protagonizar um workshop de hip-hop intitulado “mexe-te com bué estilo!”. Além disso, durante toda a semana o Cine Clube de Viseu está a projetar curtas-metragens na escola. O estabelecimento tem ainda em exposição uma mostra de fotografias da natureza.