A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O exercício físico e o extrato de flor de castanheiro podem ser…
No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
por
José Junqueiro
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
O incêndio de Castro Daire está com várias frentes e “completamente descontrolado”, contou ao Jornal do Centro o vereador Pedro Pontes que estava na aldeia de Granja a ajudar a população no combate às chamas.
“São os populares que estão no combate. Não há meios para aqui. Estão todos na Moita onde a situação está muito complicada”, estava o autarca a contar na precisa altura em que acabava de chegar um carro de bombeiros.
De acordo com o testemunho, o fogo estava a chegar à aldeia de Granja, depois de uma noite “muito complicada”. “Este é o incêndio que já vem de Vila Nova de Paiva, que tem várias frentes e que ganhou proporções gigantescas durante a noite”, disse ainda Pedro Pontes.
Em Castro Daire as escolas estão encerradas por uma questão de prevenção e há várias vias municipais cortadas, além da A24, entre os nós de Castro Daire e Arcas. No combate às chamas estão 169 operacionais. No centro de operações de socorro está o presidente da Câmara que está a acompanhar a situação.
De acordo com a proteção civil, o que mais meios mobiliza é o de Folhadal, em Nelas, e que já se estendeu ao concelho vizinho de Carregal do Sal.
Uma das situações mais complicadas está em Mangualde, com o incêndio que já vem de Penalva do Castelo.
Ainda durante a noite deflagraram mais incêndios em Castro Daire e Vila Nova de Paiva.
Devido às estradas cortadas e perigo dos fogos, não há aulas nos concelhos de Nelas, Mangualde e Penalva do Castelo. Também o município de S. Pedro do Sul emitiu um avido a dar conta de que face ao evoluir dos incêndios vão estar encerradas as escolas e jardins-de-infância de Figueiredo de Alva e Pindelo dos Milagres.
De acordo com a GNR, há cortes de estradas na A25 entre Mangualde e Chãs de Tavares, na EN234 corte total em Canas de Senhorim e Oliveirinha, e no IC2 e EN234 em Carregal do Sal. Há também corte na EN16 em Mangualde e Chãs de Tavares, bem como na A24, entre os nós de Castro Daire e Arcas.