câmara de sátão
2iabcyvumiucoso8cg
stellantis mangualde
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

19.12.24

A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…

19.12.24

O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…

19.12.24

por
Eugénia Costa e Jenny Santos

 Saúde na Mesa de Natal

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 As águas e o almirante
Home » Notícias » Diário » Autarca de Sernancelhe deixou caderno de encargos ao Governo na tomada de posse

Autarca de Sernancelhe deixou caderno de encargos ao Governo na tomada de posse

pub
 Autarca de Sernancelhe deixou caderno de encargos ao Governo na tomada de posse
11.10.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Autarca de Sernancelhe deixou caderno de encargos ao Governo na tomada de posse
20.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autarca de Sernancelhe deixou caderno de encargos ao Governo na tomada de posse

O presidente da Câmara de Sernancelhe, Carlos Santiago, tomou posse no passado fim de semana para o seu terceiro mandato como líder da autarquia do norte da região de Viseu.

O autarca vai voltar a ocupar a cadeira autárquica nos próximos quatro anos depois de, nas autárquicas de 26 de setembro, ter tido a maior vitória municipal registada em todo o país com 81,89 por cento dos votos pelo PSD.

A tomada de posse decorreu no passado sábado (9 de outubro). Durante a sessão, Carlos Santiago enfatizou o desejo de um novo mandato rodeado “de trabalho, de realizações e que vá de encontro às necessidades da população”.

“O nosso mandato respeitará princípios fundamentais como o rigor na gestão, a responsabilidade na forma como estamos na vida pública e a verdade na relação com os sernancelhenses. Estes serão os princípios maquiadores da nossa ação à frente do município”, afirmou.

O autarca de Sernancelhe, que preside à Câmara desde 2013, garantiu aos presentes na cerimónia de tomada de posse que o seu executivo – que não terá oposição na Câmara – passará “pela estabilidade e pelo reforço da aposta nas vertentes económica, social e cultural”.

“Sernancelhe é um concelho dinâmico, atrativo e lutador com enorme sentido jovial e que tem demonstrado saber resistir às adversidades em pleno interior e conseguido projetar-se no país e no mundo”, disse.

Carlos Santiago acrescentou ainda que o novo mandato terá como objetivo “mostrar um concelho realizado nas infraestruturas básicas, no social, na cultura, na inovação, no ordenamento do território, no turismo, na agricultura, na economia e no orgulho de sermos e pertencermos a Sernancelhe”.

“Sernancelhe assume-se cada vez mais como um agente fundamental neste território graças à estratégia e planeamento das últimas décadas. Hoje, somos apontados como um exemplo de excelência a nível regional. Sernancelhe quer continuar a ser exemplar na gestão dos recursos municipais e no sentido estratégico dos seus investimentos”, afirmou.

Carlos Santiago garantiu ainda que quer continuar a apoiar a economia local com isenções do IMI para as empresas investidoras, a valorização dos produtos locais e a internacionalização, além da captação de fundos e da estabilidade socioeconómica da população.

Além das promessas para os próximos quatro anos, o autarca de Sernancelhe também deixou alguns recados ao Governo por causa do Plano de Recuperação e Resiliência, conhecido como a “bazuca”.

O presidente da Câmara assegurou que vai exigir que o PRR chegue aos concelhos do interior. “Por isso, reafirmo o meu compromisso de exigir ao senhor primeiro-ministro que o PRR sirva para que o Hospital de Viseu tenha um centro oncológico digno e que foi prometido e anunciado há muitos anos. Assim se acabaria com o calvário de centenas de milhares de pessoas que são obrigadas a um enorme sacrifício de fazerem centenas de quilómetros por dia para realizarem os seus tratamentos oncológicos”, disse na tomada de posse.

Carlos Santiago também reivindicou a construção do IC26, de uma nova ligação rodoviária a Lamego e do IP2 com ligação até Trancoso, “pois é determinante para a nossa economia”, além da concretização do projeto para a Linha do Douro.

Carlos Santiago elogiou ainda a forma como decorreram as autárquicas em Sernancelhe, dizendo que o concelho teve uma “taxa de votação superior a mais de 80 por cento e uma das mais baixas abstenções” nas eleições decorridas a 26 de setembro, e recordou também o ex-presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, falecido este ano vítima da Covid-19.

 Autarca de Sernancelhe deixou caderno de encargos ao Governo na tomada de posse

Outras notícias

pub
 Autarca de Sernancelhe deixou caderno de encargos ao Governo na tomada de posse

Notícias relacionadas

Procurar