Captura de Ecrã 16
1901231636430cf20fe1ee4f0d058cd8a7152f1eb02c604e156b
310321182427301334955e3a02e4367d5eef5777c53dab0b5273
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885

Não vamos a casa da avó, mas preparem-se para um regresso aos…

04.02.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

04.02.25

Há lugares que não são apenas para comer – são para partilhar….

29.01.25

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

 Será boa ideia?

por
José Carreira

 Demência: o caminho das pedras
Home » Notícias » Diário » Autarca de Viseu satisfeito com retomar da carreira aérea

Autarca de Viseu satisfeito com retomar da carreira aérea

Fernando Ruas espera que a ligação regional, que retoma na próxima quarta-feira, não volte a ser interrompida

 Autarca de Viseu satisfeito com retomar da carreira aérea
13.02.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Autarca de Viseu satisfeito com retomar da carreira aérea
13.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autarca de Viseu satisfeito com retomar da carreira aérea

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, mostrou-se esta quinta-feira (13 de fevereiro) satisfeito com o retomar da carreira aérea que passa pela cidade no próximo dia 19.

“Estivemos algum tempo, por vicissitudes várias, sem este meio de transporte que é tão fundamental para estas regiões do interior”, lamentou Fernando Ruas aos jornalistas no final da reunião de hoje do executivo camarário, fazendo votos para que esta ligação “não tenha mais hiatos”.

Fernando Ruas disse que se limitou “a fazer o que compete a um autarca” para resolver o problema, ou seja, “pressão para que a carreira fosse reatada”.

“Vamos voltar a voar juntos e a ligar Portugal de norte a sul. A partir do próximo dia 19 de fevereiro vamos retomar a ligação aérea regional entre Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão”, anunciou a concessionária Sevenair na quarta-feira (dia 12), numa publicação nas redes sociais.

A carreira aérea regional foi interrompida a 30 de setembro do ano passado, altura em que terminou o último ajuste direto à empresa Sevenair, enquanto se esperava o desfecho do concurso público internacional para atribuir a concessão por mais quatro anos.

Foi nesse mês que a companhia área anunciou que o transporte iria parar até que fosse paga a verba que tinha a receber do Estado, por estar numa situação de “estrangulamento de tesouraria”. Antes disso, em fevereiro de 2024, o número de voos diários já tinha sido reduzido.

O Governo pagou, entretanto, cerca de metade da dívida que tinha para com a empresa, que rondava os 3,8 milhões de euros.

Desde o início da concessão até à paragem do serviço, foram feitos dois ajustes diretos, primeiro com a governação socialista e depois com o atual Governo, liderado por Luís Montenegro.

O resultado do concurso público foi conhecido no final de 2024, com a única concorrente – a Sevenair -, que presta o serviço desde 2009, a ser escolhida para continuar a operar nos próximos quatro anos.

Em janeiro deste ano, o Ministério das Infraestruturas garantia estar a fazer todos os esforços para retomar a carreira aérea regional que liga Trás-os-Montes ao Algarve.

pub
 Autarca de Viseu satisfeito com retomar da carreira aérea

Outras notícias

pub
 Autarca de Viseu satisfeito com retomar da carreira aérea

Notícias relacionadas

Procurar