Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
A Câmara de Nelas mantém em 2025 a isenção da taxa da derrama para as empresas do concelho que tenham um volume de negócios de até 150 mil euros. A autarquia justifica a medida com o intuito de apoiar os micro e pequenos negócios e o comércio local.
Em comunicado, o município refere ainda que a isenção da derrama visa ainda incentivar o empreendimento e as “novas ideias de negócio que dão os primeiros passos”. “Uma iniciativa que prescinde de receita geral, mas que estimula a economia local, cria rendimento e gera valor”, acrescenta.
A autarquia de Nelas lembra ainda que a medida foi adotada em todo o país no período da pandemia, mas “foi paulatinamente deixada de ser aplicada”.
A Câmara de Nelas tem para 2025 um orçamento de 40,5 milhões de euros, que foi aprovado com a abstenção da oposição em sede do executivo e na Assembleia Municipal.
O documento teve um aumento de 15 milhões face a 2024, por causa dos investimentos nas obras financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência e pelo Portugal 2030. As restantes empresas do concelho de Nelas vão continuar a pagar a taxa mínima da derrama.