Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
Em Orgens o Carnaval é um pretexto para reviver tradições seculares. As…
Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
A Câmara de Tondela adquiriu o edifício da Animacorpus, localizado junto ao Hotel do Caramulo. A compra, cuja escritura foi realizada esta quarta-feira (26 de fevereiro), foi feita por cerca de 401 mil euros, anuncia a autarquia que exerceu o direito de preferência na aquisição do prédio.
A Animacorpus foi declarada insolvente em janeiro de 2017 por sentença do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa e o imóvel do Caramulo foi colocado à venda no âmbito do processo. O edifício inclui um ginásio, spa, sala de eventos, discoteca e lojas comerciais.
No final do ano passado, a Câmara de Tondela foi notificada para aceitar, ou não, exercer o direito de preferência na compra do edifício. A autarquia exerceu-o “tendo em consideração o papel que o presente imóvel tem na persecução do desenvolvimento turístico, económico e social do Caramulo” e tendo como princípio subjacente “a salvaguarda do interesse público”.
“Esta aquisição tem em linha de conta a preservação do objeto para o qual o Animacorpus foi criado. Com esta compra pretendemos garantir este objetivo, mantendo inalterada a função deste espaço, que é fundamental para a valorização e promoção do Caramulo”, diz a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, que explicou o processo de compra na última reunião do executivo, realizada na terça-feira (dia 25).
O processo de compra foi alvo de análise e discussão, sendo que a escritura e o despacho de aquisição foram realizados mais tarde. “A compra do Animacorpus por parte do município salvaguarda os arrendamentos e explorações das várias frações do imóvel”, sublinha a Câmara de Tondela.