No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
por
Teresa Machado
por
Isalita Pereira
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Viseu vai criar três ilhas ecológicas num projeto piloto de recolha seletiva que vai arranca ainda este mês de agosto no bairro de Santo Estêvão, em Abraveses.
O anúncio foi feito pela presidente da Câmara, Conceição Azevedo, que revelou que o projeto vai abranger 600 famílias numa fase inicial.
“Sendo um projeto-piloto, ainda vai haver a necessidade de se fazer alguns ajustamentos. Este projeto abrange 600 famílias e, depois, vai-se entender naturalmente a 27 mil habitantes. Portanto, vamos dar continuidade a este projeto recompensador em que o bairro será recompensado pela boa seleção de resíduos que fizer”, disse.
Uma medida que foi anunciada após o executivo da Câmara de Viseu ter chumbado na reunião de quinta-feira (19 de agosto) a proposta do PS que PS quer criar moeda local em Viseu para incentivar a separação do lixo
Conceição Azevedo diz que o projeto já estava a ser pensado há dois anos pelo executivo. “Algumas ações que ainda vamos levar a cabo já estão em fase de implementação. Entendemos isto (proposta do PS) mais como um contributo para um processo que já está em curso do que como uma proposta”, afirmou.
A proposta da oposição foi rejeitada com cinco votos contra, a abstenção do vereador Jorge Sobrado e os votos a favor dos dois vereadores do PS e do independente Baila Antunes. Segundo os socialistas, a moeda atribuída poderia ser gasta no comércio local.
O vereador José Pedro Gomes defendeu que todos ficavam a ganhar com esta proposta. Mas à semelhança de outras propostas lançadas, disse que já esperava o chumbo da ideia em reunião do executivo. Ainda assim, o socialista afirmou que as ideias ajudam a levantar o debate sobre os temas em causa, obrigando “o executivo a trabalhar mais neste sentido e a debater connosco”.