simão arede cd tondela
GNR Viseu - Apreensão 22
hospital de Viseu máscara exames
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…

13.01.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

13.01.25

No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…

11.01.25

por
André Rodilhão - Destak Imobiliária

 As vantagens de recorrer a empresas especializadas

por
Eugénia Costa e Jenny Santos

 Depressão: Quebrar o Silêncio
Home » Jornal do Centro » Autárquicas: candidatos já reagiram à sondagem do Jornal do Centro para Viseu

Autárquicas: candidatos já reagiram à sondagem do Jornal do Centro para Viseu

 Autárquicas: candidatos já reagiram à sondagem do Jornal do Centro para Viseu
08.09.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Autárquicas: candidatos já reagiram à sondagem do Jornal do Centro para Viseu
14.01.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Autárquicas: candidatos já reagiram à sondagem do Jornal do Centro para Viseu

Os candidatos à Câmara de Viseu para estas autárquicas já reagiram à Sondagem: PSD com mais de 20 por cento do que o resultado projetado para o PS divulgada esta quarta-feira (8 de setembro) pelo Jornal do Centro, um estudo feito pela Eurosondagem.

Enquanto uns mostram-se satisfeitos pelos resultados obtidos, outros preferem esperar até ao dia das eleições para conhecerem o veredicto dos eleitores viseenses. Mas praticamente todos os cabeças de lista concordam que as sondagens “valem o que valem”.

De acordo com a projeção da Eurosondagem para o Jornal do Centro, o candidato do PSD, Fernando Ruas, está à frente das intenções de voto dos viseenses inquiridos com 45,9 por cento (resultado bruto).

Em resposta, o social-democrata lembrou em declarações ao Jornal do Centro que o resultado final é o mais importante, mas assumiu que o resultado atribuído na sondagem é-lhe positivo.

“É melhor este resultado do que outro, mas só vou estar verdadeiramente descansado no dia da eleição, é a sondagem final que conta”, disse o homem que governou a Câmara Municipal durante 24 anos, entre 1989 e 2013.

Fernando Ruas garantiu ainda que vai continuar a trabalhar na campanha “respeitando os viseenses” e que aguardará de uma forma “calma e serena” a decisão dos eleitores.

João Azevedo diz que já conta com o apoio de “milhares de pessoas”

O segundo lugar é apontado ao PS, que recolhe 22,5 por cento das intenções de voto. O candidato socialista à autarquia viseense, João Azevedo, disse que a sua candidatura tem contado com o apoio do eleitorado.

“A sondagem é na rua. Nós temos sentido milhares e milhares de pessoas a apoiar-nos nos últimos meses. Já fui muitas vezes a eleições e, na maioria das vezes, não fiz sondagens e ganhei”, defendeu.

João Azevedo também falou da eleição autárquica no Porto em 2001 – onde o atual líder do PSD, Rui Rio, venceu a Câmara – para lembrar que, no dia da eleição, nem tudo acontece como as sondagens preveem.

“Quando Rui Rio ganhou a Fernando Gomes, este tinha a maioria absoluta uma semana antes e perdeu a eleição”, recordou.

O estudo da Eurosondagem aponta para que o PSD consiga ter seis vereadores eleitos na Câmara e o PS três.

Iniciativa Liberal está “no bom caminho”, garante Fernando Figueiredo

Já o terceiro partido mais votado nesta sondagem foi o Iniciativa Liberal. O candidato Fernando Figueiredo, que conta com o apoio de 3,7 por cento dos viseenses, acredita que os números mostram que o partido do qual é cabeça de lista está “no bom caminho” e se apresenta “como uma verdadeira alternativa” em Viseu.

“Somos o partido com o mais baixo orçamento e, pelos vistos, também somos o partido com as melhores ideias. Isto significa que, quando fizermos as contas do custo de cada voto em relação ao desempenho, vamos chegar à conclusão de que se calhar o melhor rácio é do Iniciativa Liberal. Nessa perspetiva, vemos com agrado”, afirmou o liberal.

Fernando Figueiredo defendeu ainda que o Iniciativa Liberal é “a única candidatura não-socialista e não-social-democrata que o eleitorado parece estar agradado”. “Vamos trabalhar para que eles nos deem essa confiança e tudo faremos para respeitar o voto”, concluiu o candidato à Câmara.

Pedro Calheiros fala em números irreais para o Chega

Já a quarta posição é ocupada pelo Chega, que, à semelhança do Iniciativa Liberal, também se estreia este ano na corrida autárquica em Viseu. O candidato deste partido, Pedro Calheiros, é a escolha de 3,2% dos inquiridos para governar a Câmara nos próximos quatro anos de mandato.

Ao Jornal do Centro, Pedro Calheiros acredita que os números atribuídos ao Chega pela sondagem são irreais. “Não acredito que só nos fiquemos por essa cifra. Acho que é completamente irreal”, reiterou.

O candidato do Chega lembrou que a grande prioridade do partido é “servir as pessoas” e que “todos os prognósticos só no fim do jogo”. Ainda assim, Pedro Calheiros espera que o Chega consiga alcançar nestas eleições uma votação de, pelo menos, mais de 15 por cento em Viseu.

CDS parco em palavras. Bloco diz estar habituado com “más sondagens”

Em quinto lugar aparece o CDS com 2,9 por cento. O candidato centrista Nuno Correia da Silva desvalorizou a sondagem e foi parco em palavras. “Reajo no dia 26 com os resultados”, disse.

Já o Bloco de Esquerda está em sexto lugar com 2,4 por cento. A candidata bloquista à Câmara, Manuela Antunes, lembrou que o partido já está habituado a ter “más sondagens”.

“A sondagem vale o que vale, mas nós não estamos muito preocupados com isso. Nós somos a terceira força política em Viseu e no país e temos tido sondagens muito más e, por isso, estou confiante. Estamos na luta e, por isso, não vou dar grandes comentários”, disse.

CDU ocupa penúltimo lugar. PAN em último

Por sua vez, a CDU ocupa o sétimo e penúltimo lugar das intenções de voto em Viseu, com 2,2 por cento.

O cabeça de lista Francisco Almeida lembrou que a campanha ainda não começou e disse esperar que os resultados sejam diferentes a 26 de setembro, dia da “grande sondagem”. “Temos consciência das nossas dificuldades, mas temos a ideia de que as pessoas vão conhecendo as nossas propostas e os nossos candidatos e que os valores serão significativamente diferentes no dia 26”, afirmou.

Francisco Almeida também disse esperar que nenhum partido consiga a maioria absoluta na Câmara Municipal. “O partido mais votado tem a presidência da Câmara, mas o número de vereadores depende do número de votos que cada um tem. Aspiramos que não exista maioria absoluta e que possamos eleger pelo menos um vereador que possa contribuir para a governação da Câmara”, acrescentou.

Finalmente, o PAN está em oitavo e último lugar com apenas 1,5 por cento. O candidato Diogo Chiquelho disse não estar surpreendido com o resultado e garante estar consciente do caminho que o partido ainda tem por percorrer.

“Sabemos do combate que temos de fazer sempre para implementar e promover os ideais do PAN no interior e é um combate de longa duração. Acredito que a sondagem peca por defeito e vamos continuar a fazer o nosso trabalho e a acreditar que os viseenses vão fazer subir os números no ato eleitoral”, afirmou Diogo Chiquelho.

Todos os cabeças de lista à Câmara de Viseu participaram no debate que o Jornal do Centro irá apresentar já nesta quinta-feira (dia 9).

Segundo o estudo da Eurosondagem, os eleitores que têm dúvidas, não sabem em quem vão votar ou não responderam representam 11,8 por cento dos inquiridos. Já as intenções de voto branco ou nulo abrangem 3,9 por cento.

 Autárquicas: candidatos já reagiram à sondagem do Jornal do Centro para Viseu

Outras notícias

pub
 Autárquicas: candidatos já reagiram à sondagem do Jornal do Centro para Viseu

Notícias relacionadas

Procurar