O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O PSD está confiante que vai tirar a “maioria” PS em Cinfães porque “à terceira é de vez”. A Comissão Concelhia aprovou já o nome de Bruno Rocha como candidato do partido para as eleições autárquicas de 2025.
O atual vereador da oposição na autarquia governada pelo PS vai, assim, voltar a candidatar-se à presidência do município liderado nos últimos anos por Armando Mourisco, que não se pode recandidatar por ter atingido o limite de três mandatos.
O nome de Bruno Rocha – que já tinha sido candidato nas autárquicas de 2017 e 2021 – foi escolhido pelos militantes sociais-democratas.
“Esta decisão foi tomada após uma análise sobre o cenário eleitoral, na qual a comissão avaliou a necessidade de uma liderança forte, capaz e comprometida com os valores e o futuro de Cinfães. Bruno Rocha é o candidato que reúne a força, a experiência e a determinação necessárias para liderar o nosso concelho rumo a um futuro mais justo e próspero. Esta escolha não é apenas a vontade do partido – é a vontade de todos os cinfanenses que acreditam que Cinfães merece mais”, lê-se na nota divulgada pelo PSD Cinfães.
Empresário e professor de profissão, Bruno Rocha nasceu e viveu em Cinfães e foi no concelho que também “constituiu e fixou a sua família e os seus negócios”, lembra o partido.
Para as próximas autárquicas, o PSD Cinfães promete um projeto de “coragem, ambição e mudança” e diz que chegou a hora de “colocar Cinfães no caminho certo” e de “mudar a história” do concelho.
O PS tinha já apresentado o seu candidato em agosto e a aposta recai em Carlos Cardoso que é, atualmente, vereador. Os militantes socialistas acreditam na “competência, conhecimento e responsabilidade “de Carlos Cardoso para que Cinfães “continue em boas mãos”.
O candidato do PS a presidente da Câmara mostrou-se “confiante e motivado” e assinalou que “a coesão e união” serão “essenciais” para que o partido socialista continue a liderar em Cinfães.
Carlos Cardoso, 46 anos, foi chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, desempenhando agora funções de vereador, sendo o responsável pelos pelouros das finanças; modernização administrativa; fundos comunitários, entre outros.
Nas últimas autárquicas, em 2021, o PS venceu em Cinfães com 61,87 por cento dos votos, conseguindo cinco lugares na Câmara e garantindo a maioria absoluta. Já o PSD, que se coligou com o CDS e o PPM, obteve 32,77% e dois mandatos na autarquia.
Em Nelas, espera-se pelo candidato do PS
Ainda não há data marcada para a reunião da Comissão Política Concelhia do PS de Nelas, mas deverá estar para breve a aprovação do candidato às autárquicas de 2025. Para já, dizem os responsáveis, nada está definido quanto a possíveis nomes. Mas, há militantes que já fizeram a sua escolha e ela recai sobre Sofia Relvas.
A atual gestora da Casa de Saúde de S. Mateus e que já foi vice-presidente da autarquia quando esta era liderada pelo socialista Borges da Silva, volta a ser um dos nomes falados em Nelas. Uma hipótese que, a avançar, pode levar o antigo presidente da Câmara a concorrer como independente. “Fala-se nisso, mas está tudo no segredo dos deuses. Não parece que Borges da Silva esteja disponível para voltar as lides autárquicas”, salientou fonte socialista.
Já do lado do PSD também ainda nada foi decidido, mas “é 100 por cento certo” que os sociais-democratas vão recandidatar Joaquim Amaral que está no seu primeiro mandato. Mas, nesta autarquia o CDS também terá uma palavra a dizer.
Em 2021, o PSD, em coligação com o CDS, “roubou” a autarquia ao PS com 52,25 por cento dos votos. Os socialistas tiveram 39,45 por cento da votação.