A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
O antigo vereador socialista João Lopes é o candidato do PSD à Câmara de Mangualde nas próximas eleições autárquicas, no âmbito de um projeto que pretende abrir “as portas à sociedade”.
O nome de João Lopes – que foi vereador da Cultura em executivos liderados pelo PS – integra a lista dos primeiros 43 candidatos autárquicos homologados pela direção nacional do PSD, divulgada na terça-feira (21 de janeiro).
A candidatura de João Lopes esteve envolta em polémica, uma vez que o nome do advogado Sobral Abrantes também tinha sido apontado pela Comissão Política de Secção de Mangualde, no âmbito de um controverso processo eleitoral para este órgão partidário.
Sobral Abrantes, antigo vereador do PSD, anunciou em dezembro uma candidatura independente à Câmara de Mangualde.
Em comunicado assinado pelo seu presidente, Carlos Silva Santiago, a Comissão Política Distrital do PSD de Viseu assumiu a escolha de João Lopes e mostrou-se “ciente dos inúmeros e difíceis desafios que o concelho de Mangualde tem pela frente”.
“A Comissão Política Distrital do PSD de Viseu assume um candidato vindo da sociedade civil, que sempre foi movido pela nobre aspiração de servir a comunidade e de trabalhar incansavelmente por um futuro melhor para todos os mangualdenses, independentemente dos seus credos, ideologias ou convicções”, frisou.
Carlos Silva Santiago explicou que o convite “partiu da Comissão Política de Secção de Mangualde, corroborado pela Comissão Política Distrital e pela coordenação nacional autárquica do PSD”, e “demonstra bem a pluralidade e a necessidade que os partidos políticos têm de ser cada vez mais abrangentes e inclusivos, abrindo as suas portas à sociedade, lutando por causas essenciais para o progresso e desenvolvimento de Mangualde”.
“Só assim, em conjunto com todos os que vierem numa inequívoca e positiva lógica de construir e melhorar, é que podemos empreender, enfrentar e criar novas e melhores oportunidades para o futuro”, defendeu, garantindo que esta candidatura “será um amplo espaço de diálogo e construção”, em que “as diferenças serão respeitadas e as melhores ideias prevalecerão”.
O presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida (PS), também anunciou recentemente que vai recandidatar-se a um segundo mandato nas próximas eleições autárquicas para dar continuidade aos investimentos que têm estado a ser feitos neste concelho do distrito de Viseu.
Desde 2009, o concelho de Mangualde tem sido liderado pelo PS, primeiro com João Azevedo e atualmente com Marco Almeida.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PS venceu com 54,82 por cento dos votos (quatro mandatos na Câmara). O PSD/CDS-PP conseguiu 25,67% (dois mandatos) e o Chega 11,39% (um mandato).