No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
João Azevedo
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
O Partido Socialista deve apresentar Miguel Torres como o candidato em Tondela nas eleições autárquicas de 2025. O ex-vereador do PSD é o nome mais falado e deverá ser anunciado no final do mês, confirmou fonte socialista ao Jornal do Centro.
Miguel Torres é, atualmente, coordenador executivo da Associação de Desenvolvimento Local ADICES e exerceu as funções de vereador independente eleito pelo PSD durante o mandato 2017-21, na altura com José António Jesus à frente da autarquia.
Contactada pelo Jornal do Centro, a Concelhia do PS sustentou que ainda não há nenhuma aprovação.
“Será anunciado quando houver uma decisão que será quando reunir a Comissão Política. Até agora não houve reunião e não há candidatura”, disse Rui Santos.
Já PSD, para as autárquicas, aposta na atual presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, que assumiu a presidência no início de 2022, depois de José António Jesus ter sido condenado pelos crimes de peculato e dois de falsificação de documento. Esta será a primeira vez que a autarca vai a votos em eleições autárquicas.
E para o PSD, o nome de Miguel Torres é uma “afronta”. Os sociais-democratas lembram que o coordenador executivo está numa associação da qual faz parte o município e a “Câmara não tem de pagar por um candidato do PS”, como sustentou ao Jornal do Centro fonte do PSD.
A ADICES tem por objeto “promover o desenvolvimento local e regional integrado através da dinamização sociocultural e económica e da promoção de iniciativas nas áreas dos recursos humanos, da formação, do ambiente, da igualdade de oportunidades e do género, do turismo e do património, da cultura e do apoio às atividades produtivas”.
A Associação tem ainda por objeto a promoção de estudos, a investigação, a cooperação e a atuação no âmbito do desenvolvimento local e regional em articulação com outras entidades públicas e privadas que prossigam os mesmos fins, conforme se pode ler na apresentação da Associação. Dela fazem parte, entre outras associações e entidades, os municípios de Águeda, Santa Comba Dão, Mortágua e Tondela.
Em 2021, o PS aproximou-se do PSD que nos últimos anos tem tido a liderança do executivo camarário. Os dois partidos ficaram apenas com uma diferença de 242 votos, com vantagem para o PSD que elegeu quatro elementos, enquanto que o PS ficou com três vereadores. Na altura, Francisco Coutinho foi o candidato.
Em Tondela, o Chega foi a terceira força partidária mais votada (3,71 por cento), seguindo-se a CDU (3.04 por cento). Votaram mais de 15 mil eleitores, num universo de 24.874 inscritos.