No Outono, os dias são mais curtos e as noites mais frescas,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
José Carreira
O PSD já tem a escolha feita para Penalva do Castelo, falta agora saber quem o PS vai eleger para as autárquicas de 2025 e assim manter na mão dos socialistas a autarquia que é liderada por Francisco Carvalho que não se pode recandidatar por causa da limitação de mandatos.
O nome de Michael Batista, ligado à gestão e liderança de instituições de solidariedade e que faz parte dos órgãos do partido, é a escolha dos sociais-democratas. Uma decisão que, dizem fontes ligadas ao processo, é consensual, pese embora se tenha falado também no nome de José Albuquerque, presidente da Federação Distrital dos Bombeiros. “Vamos ganhar a Câmara”, sustentou a mesma fonte.
Já a decisão do PS deverá ser tomada entre dois nomes: o de Marlene Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Germil, ou José Laires, o atual vice presidente da autarquia. A questão aqui prende-se com os apoios. A presidente de Junta apoiou Armando Mourisco aquando da sua candidatura à Federação Distrital, Já José Laires estava ao lado de José Rui Cruz que acabou por desistir da corrida.
Certo é que Francisco Carvalho não se vai recandidatar e há quem diga que gostava ver no seu lugar o vice-presidente.
Em 2021, o PS ganhou com 56,68 por cento dos votos, enquanto que o PSD teve 37,11 por cento. Votaram 5 105 eleitores. Nas eleições anteriores, em 2017, os socialistas conseguiram uma maior votação (67,87 por cento), ficando com maioria absoluta, naquele que foi o segundo mandato de Francisco Lopes que em 2013 tinha roubado a autarquia à coligação PSD/CDS.
O autarca é um dos oitos presidentes de câmara do distrito de Viseu que não se podem recandidatar nas autárquicas de 2025. Três são do PSD (Armamar, Tarouca e Tabuaço). Do lado dos socialistas não se podem também recandidatar os atuais autarcas de S. Pedro do Sul, Resende, Santa Comba Dão e Cinfães.
Carlos Silva Santiago reconduzido como “líder” do PSD Distrital
A Comissão Política Distrital do PSD assinala este sábado o terceiro ano do mandato autárquico, num evento onde tomam posse os novos órgãos concelhios de Viseu (estrutura liderada por João Paulo Gouveia) e que vai contar com a presença de Hugo soares, secretário-geral do Partido.
Um encontro que acontece uma semana depois dos sociais-democratas terem reconduzido Carlos Silva Santiago como presidente da Distrital. Acompanham-no, entre outros, o secretário de Estado das Florestas, Rui ladeira, como vice-presidente. Pedro Osório, que perdeu a Concelhia para João Paulo Gouveia (vice-presidente da Câmara de Viseu), é o secretário da Comissão Política e José Damião, vice-presidente de Tarouca, o tesoureiro.
Na Mesa da Assembleia Distrital estão Pedro Alves, Cristina Ferreira, José Cesário, João Paulo Fonseca e Liliana Anastácio. Ana Paula Santana lidera o Conselho de Jurisdição.