Hoje apresentamos a Sharon, uma cadelinha Maltez com 11 anos. Vem de…
O espaço de arquitetura, em colaboração com a Finstral, organizou mais uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
por
Felisberto Figueiredo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
João Brás
Jorge Caetano é a aposta do PS em Resende para manter o Partido na autarquia nas eleições autárquicas de 2025. A escolha já foi aprovada em reunião da Comissão Política Concelhia, onde o candidato recebeu o apoio de 88 por cento (52 votos) dos militantes com direito a votos que estiveram presentes.
O socialista substitui Garcez Trindade que já não se pode recandidatar por limitação de mandatos.
Engenheiro civil de profissão, Jorge Caetano é membro da Comissão Nacional, do Secretariado da Federação Distrital de Viseu e presidente da Mesa da Comissão Política Concelhia do PS de Resende.
O candidato não é “novato” nas lides autárquicas. Foi chefe de gabinete do atual e do anterior presidente da Câmara e protagonizou, juntamente com Garcez Trindade, um “braço de ferro” nas últimas autárquicas. Em 2021, Jorge Caetano liderava a Concelhia e a escolha para o candidato da altura não recaiu em Garcez Trindade que acabou por avançar por “ordem” da estrutura nacional socialista, que contrariou assim a vontade da concelhia de Resende e da federação Distrital de Viseu. Na altura, Garcez Trindade, que agora se afasta da autarquia, falava em “razões pessoais” para o facto de a concelhia e a distrital socialistas não estarem de acordo com a sua recandidatura.
Já o PSD aposta de novo em Fernando Silvério, atual vereador na Câmara de Resende. O social-democrata volta a tentar vencer a autarquia, uma “conquista” que, dizem militantes do PSD, “pode estar mais próxima”, tendo em conta que a margem há quatro anos “foi mínima”.
Fernando Silvério já foi vereador da oposição na Câmara Municipal de Lamego (2017), município vizinho, depois de ter sido presidente da Assembleia de Freguesia de Lamego, Almacave e Sé.
Em 2021, o PS manteve-se na autarquia com 49,01 % dos votos (3.649), enquanto que o PSD obteve 47,09% (3.506). Votaram 7.445 eleitores dos 10.138 inscritos.