A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
André Rodilhão - Destak Imobiliária
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
Autoridades desaconselham banhos em Ferreirós do Dão (Tondela)
As autoridades de saúde desaconselham a prática de banhos na zona de lazer de Ferreirós do Dão, junto ao rio Dão, no concelho de Tondela. Em causa, segundo uma informação da delegada de saúde local divulgada esta terça-feira (13 de agosto), está a existência e proliferação de algas potencialmente tóxicas.
Segundo a delegada Ana Margarida Almeida, num comunicado encaminhado pela Câmara de Tondela, o rio Dão apresenta uma “grande quantidade” de cianobactérias e as algas apresentam “potencial toxicidade em contato com a pele ou quando inaladas, podendo surgir sintomas do tipo alérgico semelhantes à febre dos fenos”.
Entre esses sintomas, acrescenta a nota, estão rinite, conjuntivite e dispneia, além de reações inflamatórias da pele.
A Saúde Pública acrescenta ainda que, em caso de ingestão, as algas podem provocar “intoxicações agudas, podendo cursar com quadros de gastroenterite com diarreia, náuseas, vómitos, cólicas abdominais, febre ou outros”.
“Assim, é absolutamente desaconselhada a prática de quaisquer atividades lúdicas e desportivas aquáticas, a prática de natação, a realização de banhos e mergulhos, bem como a prática de atividade piscatória enquanto esta situação se mantiver”, conclui a delegada de saúde.