A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O azeite Solar dos Freixos, produzido pela Cooperativa dos Olivicultores do Vale do Torto em Penedono, ganhou a medalha de prata no concurso Olive Japan, realizado recentemente.
O júri da prova internacional avaliou o produto extra virgem como tendo um “aroma complexo de maçã verde, amêndoa, alcachofra e eucalipto” e com uma doçura madura com sabor a banana, entre outras caraterísticas.
O Olive Japan é considerado um dos concursos internacionais de azeite mais conceituados e transparentes, tendo recebido este ano um total de 766 azeites de 28 países de todo o mundo.
O Solar dos Peixotos foi recentemente distinguido com a medalha de ouro no concurso Athena International Olive Oil Competition, realizada na Grécia, e também recebeu outros prémios noutras provas internacionais.
O produto é descrito pela Cooperativa Vale do Torto como um “azeite de altitude” com uma acidez reduzida cujas caraterísticas têm sido distinguidas a nível nacional e internacional.
A Câmara de Penedono, que congratulou a Cooperativa Vale do Torto pelo galardão, fala de uma conquista que “atesta a qualidade dos azeites produzidos nestas terras, um azeite de altitude, de características ímpares que assume nos mercados nacionais e internacionais, um lugar de destaque, um lugar que é seu por direito”.
A Cooperativa dos Olivicultores do Vale do Torto foi criada há 20 anos e tem-se dedicado à transformação de azeitona. Só na campanha de laboração 2023/2024, tratou de 1200 toneladas de azeitona, produzindo cerca de 200 mil litros de azeite. A maioria da produção é destinada à exportação, sendo que o principal mercado é França.