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BE acusa ministro das Infraestruturas de negligência na Linha da Beira Alta

Cabeça de lista às legislativas, David Santos, critica reabertura parcial da linha ferroviária, questiona transparência do processo e acusa ministro de desprezo pelo Interior

 BE acusa ministro das Infraestruturas de negligência na Linha da Beira Alta - Jornal do Centro
23.04.25
fotografia: Bloco de Esquerda Viseu
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 BE acusa ministro das Infraestruturas de negligência na Linha da Beira Alta - Jornal do Centro
23.04.25
Fotografia: Bloco de Esquerda Viseu
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 BE acusa ministro das Infraestruturas de negligência na Linha da Beira Alta - Jornal do Centro

O Bloco de Esquerda de Viseu critica o anúncio da reabertura da Linha da Beira Alta feito pelo ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, considerando-o um sinal de desorganização na gestão da obra e de desrespeito continuado pelas populações do Interior. Para o cabeça de lista do partido por Viseu, David Santos, a intervenção é “um caso de estudo para tudo o que não deve acontecer numa obra pública”.

Em comunicado, o cabeça de lista do Bloco pelo círculo de Viseu, David Santos, refere que “o anúncio da reabertura da linha da beira alta é a confissão de uma trapalhada e um caso de estudo para tudo o que não deve acontecer numa obra pública”.

A obra, que segundo o Bloco deveria ter sido concluída em nove meses, continua por terminar ao fim de três anos. “Reportando-se a uma obra que deveria ter sido concluída em 9 meses e passados 3 anos foi anunciada a finalização da mesma pelo ministro das infraestruturas Miguel Pinto Luz sem que a linha esteja completamente operacional”, afirma David Santos. “Miguel Pinto Luz mentiu às gentes do Interior e ao país. O ministro quis no fundo fazer um número para o povo português”, acrescenta o candidato.

O partido critica também a opção do Governo de privilegiar o transporte de mercadorias, e aponta falhas em ambos os serviços. “Apesar de o governo ter privilegiado o transporte de mercadorias em detrimento da circulação de pessoas, quer o transporte de mercadorias sofreu perdas avultadas e não ficou garantida a sua maior funcionalidade, quer o transporte de pessoas não ganhou em qualidade ou eficiência”.

Segundo o comunicado, a circulação de comboios com maior dimensão, como os de 750 metros de comprimento, ainda não é possível, tal como o transporte de semirreboques de camiões.

No que diz respeito ao transporte de passageiros, David Santos sublinha que “não há ganhos na velocidade de circulação e o acesso aos comboios ainda é faseado. Continuando fechado o troço entre Mangualde e Pampilhosa”.

O dirigente do Bloco de Esquerda acrescenta que a linha ainda carece de certificação e de várias intervenções técnicas. “Miguel Pinto Luz anunciou a conclusão das obras sem que isso signifique que a linha esteja totalmente aberta, isto por falta da certificação e, antes de tudo, por faltar concluir o trajeto que segue de Mangualde a Pampilhosa. E mesmo no trajeto onde já há comboios em circulação muita coisa continua pendente de intervenção, como a substituição da sinalização antiga”.

O Bloco de Esquerda de Viseu afirma que “é tudo demasiado grotesco. As obras públicas não podem ser tratadas com tamanha negligência, nem o interior com tamanho desprezo”.

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