A apenas 12 km de Castro Daire, na charmosa aldeia do Mezio,…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Reunimos os momentos que marcaram 2024: histórias que inspiraram, conquistas que nos…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
José Carreira
No âmbito do Dia Internacional do Vinho do Porto, os Município de São João da Pesqueira e Armamar divulgam como vão assinalar, na próxima segunda-feira, 27 de janeiro, o dia do Vinho do Porto. no Wine Bar do Museu do Vinho, pelas 21h30.
O norte do distrito de Viseu é uma das zonas de mais produção deste vinho, com destaque para os concelhos de São João da Pesqueira, Lamego, Armamar, Tarouca e Tabuaço, onde são produzidos não só vinhos como também outras bebidas alcoólicas como espumantes.
Em São João da Pesqueira, o dia é assinalado com um concerto musical de Berg, às 21h30, no Museu do Vinho. É a quinta vez que o Município de São João da Pesqueira celebra o dia do Vinho do Porto e é um concerto de entrada gratuita.
No Município de Armamar, o dia é assinalado no Centro Interpretativo da Mulher Duriense (CIMD) com uma “ação apelativa”. Os visitantes do espaço museológico vão ter a possibilidade de participar numa prova de Vinho do Porto, das 15h00 às 17h00 do dia 27 de janeiro.
O objetivo da celebração deste dia em Armamar é o apelo à visita ao CIMD e “celebrar o Douro, o Vinho e todos os que ao longo dos séculos trabalharam para que este néctar fosse o mais conhecido produto Made in Portugal pelo Mundo inteiro”, diz o Município.
O Dia do Vinho do Porto costuma ser celebrado pela generalidade dos agentes envolvidos na sua produção e promoção a 10 de setembro, o mesmo dia em que no ano de 1756 o Marquês de Pombal criou a região demarcada do Douro, a mais antiga do mundo. No entanto, há treze anos, foi criado nos Estados Unidos um outro “Port Day”, a 27 de janeiro, e Portugal aderiu à ideia.