Em Orgens o Carnaval é um pretexto para reviver tradições seculares. As…
Já pensaram no trabalho minucioso por detrás da construção de um instrumento…
Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
A Biblioteca Municipal Branquinho da Fonseca, em Mortágua, recebe a partir desta terça-feira (25 de fevereiro) a exposição “Joshua Benoliel, Repórter Parlamentar”. A mostra, promovida pela Assembleia da República, é inaugurada às 15h00 de amanhã e integra as comemorações dos 21 anos da biblioteca.
Joshua Benoliel é considerado um pioneiro da reportagem fotográfica em Portugal e um dos mais importantes repórteres fotográficos portugueses do início do século XX.
Nascido em 1873, acompanhou a casa real portuguesa e cobriu grandes acontecimentos da sua época, como as viagens dos reis D. Carlos e D. Manuel II ao estrangeiro, a Implantação da República em 1910 e as revoltas monárquicas durante a Primeira República.
Durante a Primeira Guerra Mundial, o fotógrafo acompanhou o Exército português que combateu na Flandres (Bélgica). Trabalhou para o jornal “O Século” e para a revista do mesmo jornal, “Illustração Portugueza”, e colaborou ainda com as revistas “O Occidente” e “Panorama”. Joshua Benoliel morreu em 1932.