“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
A biblioteca municipal de Resende aderiu à BiblioLED, um serviço digital que disponibiliza e-books e audiolivros a qualquer momento.
Para aderir a este serviço, é necessário efetuar um registo na plataforma online. Além disso, como explica o município de Resende em comunicado, é necessário fazer ou renovar a inscrição na biblioteca municipal de Resende.
Quem aderir à biblioteca digital pode ler tanto no telemóvel como em tablet, computador como num e-reader. “Com a BiblioLED, os leitores têm agora à sua disposição um catálogo rico em autores, títulos, histórias e personagens, disponível em qualquer momento, todos os dias da semana, ao longo de todo o ano”, afirma o município.
A plataforma de empréstimo gratuito de livros digitais é administrada pela Direção-Geral do Livro, Arquivos e das Bibliotecas. A plataforma é dividida pelas diferentes redes intermunicipais, correspondentes às Comunidades Intermunicipais. No caso de Resende, a biblioteca é gerida pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Douro, Tâmega e Sousa.
Os utilizadores da biblioteca digital podem descarregar, em cada momento, até dois e-books e um audiolivro durante 21 dias. Cada utilizador pode apenar requisitar livros numa das bibliotecas inerentes à rede intermunicipal onde a sua biblioteca esteja inscrita.
“Cada vez mais importa disponibilizar o acesso ao livro em diferentes formatos e em condições diferentes por forma a dar resposta aos diversos segmentos de público e aos diferentes hábito e contextos de leitura”, explicou Bruno Eiras, subdiretor-geral da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, no início de 2024, quando se preparava a implementação deste serviço.
Também na altura, a diretora da biblioteca municipal de Viseu D. Miguel da Silva afirmou que “as pessoas podem preferir os e-books por variadíssimas razões”. “Pode alguém preferir porque gosta mais de ler num ecrã, por ter algum tipo de deficiência ou incapacidade visual”, disse ainda.