As casas antigas são mais do que casas. São testemunhas da nossa…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O projeto da criação de uma biblioteca para as crianças da escola primária de Ribeiradio venceu a quarta edição do Orçamento Participativo da Câmara de Oliveira de Frades. A ideia recebeu 1.065 votos e vai ficar com uma verba de 10 mil euros da autarquia.
Segundo a Câmara de Oliveira de Frades, o projeto vencedor pretende criar um espaço lúdico onde as crianças podem permanecer enquanto esperam pelo início das aulas ou pela chegada dos pais no final do dia.
“Será, assim, possível proporcionar às crianças um novo espaço acolhedor, interessante, renovado e organizado, de forma a estimular o seu gosto pela leitura e aprendizagem, a sua imaginação e criatividade, nunca esquecendo a importância dos momentos de interação entre os alunos”, realça o município.
A Câmara faz um balanço positivo do Orçamento Participativo, destacando a participação da comunidade e de outras pessoas que se envolveram na eleição dos projetos, além dos mentores dos mesmos que “revelaram inovação, dedicação, interesse e preocupação com o concelho e os seus munícipes”.
Os outros dois projetos finalistas, a requalificação da antiga escola primária de Reigoso e a requalificação da zona envolvente ao jardim de infância de Arcozelo das Maias, têm 273 e 100 votos, respetivamente.
A autarquia de Oliveira de Frades lembra que quer, com a iniciativa, promover a participação democrática e o envolvimento da comunidade “na apresentação de propostas e seleção/votação de projetos a incluir no Orçamento Municipal, incentivando, assim, a uma cidadania ativa e de boas práticas de construção coletiva”.