A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste vídeo, viajamos até Castro Daire para conhecer um dos tesouros mais…
Nesta Páscoa, há tradições que se destacam e os ovos de pano…
O artista português Bispo é quem dá início à 39ª edição da Semana Académica de Viseu (SAV), que acontece de 24 a 30 de abril, no Pavilhão Multiusos da cidade. A SAV é da organização da Federação Académica de Viseu e durante sete dias proporciona música e animação aos estudantes da academia viseense.
Bispo é o primeiro artista que sobe ao palco esta edição, já esta quinta-feira (24 de abril), e regressa à cidade de Viseu dois anos depois. O rapper é o autor de temas como O Teu Cheiro, Fim da Noite, NÓS2 e Lembra-te, e volta depois de ter marcado presença na 37ª edição, em 2023.
O programa musical arranca com o rapper Bispo no dia 24 de abril. No dia 25, sobe ao palco o projeto I Love Baile Funk. No sábado, 26 de abril, é a vez de Lon3r Johny. A noite de domingo, 27 de abril, será dedicada ao Kizomba, com atuações de Jey V e Yudi Fox. Na segunda-feira, 28 de abril, Ana Malhoa leva a música popular ao recinto. O Arraial do Estudante, na terça-feira, 29 de abril, conta com Zé Avécalhos e AS Band. A semana encerra a 30 de abril com os rappers Regula e Força Suprema.
Para além dos cabeças de cartaz, o evento conta com artistas secundários: Johnny The Bass e Victor Pirez (24), DJ Ermida e LIK (25), Verylight e DJ Big (26), The Boss (27), Petersky e HE11EAVEN (28), Jonybeat e Perez (30).
A Federação Académica avisa os estudantes: “No fim da noite, prepara-te que vais sair daqui com uma Bispoterapia”. Ao longo de sete dias o programa inclui momentos musicais, cerimónias académicas e várias novidades.
Uma das principais novidades desta edição é o regresso do Arraial do Estudante, marcado para 29 de abril. A iniciativa não se realizava há cerca de uma década e agora regressa ao interior do pavilhão com o objetivo de ser mais acessível a estudantes com menos possibilidades financeiras. “O Arraial surge numa ótica de conseguir oferecer aos estudantes mais carenciados uma maneira de ir ao pavilhão e aproveitarem a experiência académica”, sublinha o presidente da Federação Académica, Tiago Amaral.
A 27 de abril, a aposta será numa noite dedicada ao Kizomba, uma estreia nesta edição. “O Kizomba foi arriscar a ver se valia a pena. Sentimos que o estilo está a voltar a ser ouvido, e temos dado conta disso em várias queimas do país”, explica.
As tradições académicas mantêm o lugar de destaque. A Missa de Finalistas está marcada para domingo, 27 de abril, às 14h00, no Adro da Sé. No mesmo local, à meia-noite de domingo para segunda-feira (27 para 28), realiza-se a Serenata.
O Cortejo Académico acontece no dia seguinte, 28 de abril, com início entre as 13h45 e as 14h00. O percurso mantém-se: parte da rotunda Paulo VI (junto ao McDonald’s), percorre a Avenida 25 de Abril, faz o desvio junto ao Hotel Grão Vasco, passa pela Tribuna de Honra em frente ao Antigo Arquivo e termina na Feira Semanal.
A meteorologia aponta para uma semana de sol, o que contribui para o otimismo da equipa organizadora (FAV). Tiago Amaral deixa um apelo aos estudantes para que marquem presença na Semana Académica: “Se não conseguirem todos os dias, pelo menos metade. Sem os estudantes, sozinhos não conseguimos”.