A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
O Papa Francisco nomeou esta segunda-feira José Miguel Pereira como novo bispo da Guarda, revelou o Vaticano.
O até agora membro do presbitério do Patriarcado de Lisboa sucede a Manuel Felício, natural de Castro Daire, que cumpre este sábado mais de 20 anos desde que assumiu funções na Diocese da Guarda.
O novo prelado, de 53 anos, é o atual reitor do Seminário Maior de Cristo Rei do Olivais e vai ser ordenado bispo na Sé da Guarda, no dia 16 de março.
O novo bispo da Guarda nasceu em Lisboa onde se licenciou em Teologia na Universidade Católica Portuguesa.
Foi ordenado sacerdote em 1996 para o clero do Patriarcado de Lisboa e após a ordenação foi nomeado Prefeito do Seminário Menor de São José de Caparide, no Estoril (1996-1999).
Manuel Felício foi vice-reitor do Seminário Menor de Nossa Senhora da Graça, em Penafirme (1999-2007).
Desde 2011, que é reitor do Seminário Maior Cristo Rei dos Olivais.
Numa saudação ao novo prelado, o Bispo de Viseu felicitou já o cónego José Miguel Barata Pereira.
D. António Luciano deixou ainda a D. Manuel da Rocha Felício uma palavra de estima, amizade e gratidão pela sua dedicação pastoral ao serviço da Diocese da Guarda, ao longo de 22 anos, na qual continuará como Administrador Apostólico até à tomada de posse canónica do novo Bispo.
Já o novo bispo, recordou as suas “raízes familiares no Fundão” e os “importantes momentos” do seu percurso vocacional “vividos nas Penhas Douradas e em Manteigas”.
Numa nota hoje divulgada, o patriarca de Lisboa, Rui Valério, refere o novo bispo da Guarda é “um pastor tão dedicado, com provas dadas na arte de bem apascentar o povo de Deus”, referindo que “será sempre um filho de Lisboa”.