“Isto era tudo feito à mão. Desde a semente até ao pano.”…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…
Cerca de 2.000 estudantes e familiares encheram no último domingo (27 de abril) o Adro da Sé, em Viseu, que recebeu a Missa de Finalistas e a Bênção das Pastas. A celebração foi presidida pelo bispo D. António Luciano, que pediu aos finalistas do ensino superior que sejam “surfistas do amor”.
O prelado também apelou aos estudantes que terminam este ano as licenciaturas que se tornem “protagonistas de uma vida cheia de fé, de amor, de alegria e de esperança”.
“Os jovens chamam-nos a despertar e a aumentar a esperança, porque trazem consigo novas energias e são fonte de um mundo atual”, realçou D. António Luciano. O bispo de Viseu também convidou os finalistas “a renovar o encontro pessoal com Jesus Cristo” e lembrou-lhes que neles está depositada “a esperança do futuro da humanidade”.
O bispo também recordou o Papa Francisco, que morreu recentemente, e sublinhou que o sumo pontífice “chamou os jovens para a Igreja [Católica] e cativou-os pela palavra, pela humildade e pela alegria”. “Francisco foi o Papa que nos pediu para sermos uma Igreja em saída em direção às periferias existenciais, humanas e sociais”, acrescentou.
Na homília da Missa de Finalistas, D. António Luciano também apelou aos estudantes que se inspirem na figura do beato Carlo Acutis, falando de um “exemplo que os deve ajudar a ser jovens autênticos e com esperança”.
“Levai a esperança ao mundo e sede bons profissionais para construir um mundo novo”, concluiu o bispo.
A Missa de Finalistas decorreu durante a Semana Académica, que termina esta quarta-feira (dia 30). A celebração, que foi animada pelo grupo Os Vespertinos, é organizada anualmente pela Pastoral do Ensino Superior da Diocese de Viseu, em parceria com a Federação Académica.