Escola Primária
Diamantino Gertrudes da Silva
Manuela Cravo Ferreira presidente Grupo Desportivo Santacombadense
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Uma vida feita de fé e resistência, Cidália Rodrigues mantém viva a…

26.04.25

O Jornal do Centro mantém-se independente para servir a sua comunidade. Mas…

25.04.25

Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…

24.04.25
João Azevedo PS
rui dionisio armamar
Catarina Meneses
Home » Notícias » Diário » Bola de fogo observada a atravessar o céu em Portugal passou também por Lamego

Bola de fogo observada a atravessar o céu em Portugal passou também por Lamego

pub
 Bola de fogo observada a atravessar o céu em Portugal passou também por Lamego - Jornal do Centro
15.03.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Bola de fogo observada a atravessar o céu em Portugal passou também por Lamego - Jornal do Centro
15.03.23
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Bola de fogo observada a atravessar o céu em Portugal passou também por Lamego - Jornal do Centro

Vários relatos nas redes sociais dão conta que a “bola de fogo” que apareceu na noite de ontem (terça-feira) nos céus de Portugal foi também vista na zona de Lamego.

“Iluminou bastante o céu, não estivéssemos longe da Ucrânia ou jurava que era um míssil, caiu em linha reta na vertical na zona mais ou menos descrita, Lamego, Peso da Régua, Vila Real”, lia-se num dos comentários deixados na página do facebook Meteo Trás-os-Montes que divulgou de imediato relatos da bola de fogo avistada sobretudo no norte de Portugal, mas em outros locais do país.

A bola de fogo foi avistada no céu sobre Portugal e na Galiza, em Espanha, adiantou à agência Lusa o responsável do projeto SMART, do Instituto de Astrofísica da Andaluzia (IAA-CSIC).
O investigador principal do projeto SMART, José María Madiedo, explicou que o evento ocorreu pelas 22h08 em Espanha (21h08 em Lisboa).
José María Madiedo referiu que a trajetória e a velocidade ainda não tinham sido calculadas e que esperava por dados de outros observatórios.
A entrada de um meteorito na atmosfera terrestre resulta naquele fenómeno.
A rocha vinda do espaço, ao colidir com a atmosfera a uma velocidade enorme, ficou incandescente, gerando assim uma bola de fogo.

“Pelo comportamento da rocha, o mais provável é que esta procedeu de um asteroide e não de um cometa”, destacou ainda.
Os detetores do projeto SMART operam no âmbito da Rede Meteorológica e de Observação da Terra do Sudoeste da Europa (SWEMN), que visa monitorizar continuamente o céu, com o intuito de registar e estudar o impacto na atmosfera terrestre de rochas de diferentes objetos do Sistema Solar.

pub
 Bola de fogo observada a atravessar o céu em Portugal passou também por Lamego - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Bola de fogo observada a atravessar o céu em Portugal passou também por Lamego - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar