A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
O distrito de Viseu esteve representado no segundo dia do Turismo do Centro na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde foram apresentados os projetos Terras da Transumância, que junta os municípios de Castro Daire, Fundão, Gouveia e Seia, e Mondego Bussaco, reunindo Mortágua, Mealhada e Penacova numa estratégia de promoção comum a estes três concelhos.
A apresentação das Terras da Transumância contou mesmo com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que visitava o stand da Turismo do Centro nessa altura e subiu ao palco para elogiar o projeto.
A iniciativa visa valorizar a tradição pastoril e o património da transumância nos territórios das serras da Estrela, Gardunha e Montemuro. A transumância, que é também recordada na Última Rota que acontece todos os anos em Castro Daire, envolve a deslocação sazonal de rebanhos e dos seus pastores. Este ano, o evento vai decorrer de 24 a 30 de junho e a 24 de agosto.
As Terras da Transumância Castro Daire, Fundão, Gouveia e Seia promovem “Terras da Transumância” com a missão de salvaguardar as tradições pastoris que permanecem na identidade cultural dos concelhos e de desenvolver a criação de novos produtos e experiências turístico/culturais e preservar a identidade, bem como a memória associada à transumância.
Já a marca turística Mondego Bussaco, , une os municípios de Mortágua, Penacova e Mealhada com o objetivo de promover o património natural, história, gastronomia e vinhos desse território. O projeto começou a ser desenhado há cerca de dois anos e nasceu da vontade partilhada dos três municípios envolvidos de desenvolverem uma identidade que os una enquanto destino turístico.
Além destes, também foram apresentados outros projetos turísticos que abrangem a zona Centro do país. Ontem (29 de fevereiro), a manhã na BTL teve como protagonista a CIM Beiras e Serra da Estrela e os seus municípios que apresentaram os seus principais produtos e ofertas de experiências turísticas.
Os destaques foram para o projeto “Viaja Pela Tua Serra da Estrela”, a Trienal Internacional de Design da Covilhã, o filme “Figueira de Castelo Rodrigo, história, tradições, património e eventos”, a iniciativa “Fundão, Força da Natureza”, a programação anual de Gouveia, o Guarda Wine Fest, a Feira Medieval de Pinhel e o resumo dos eventos de Trancoso. Seguiu-se uma experiência gastronómica com produtos serranos, nomeadamente Licores e Carrapinhadas da Covilhã, Cereja do Fundão e vinhos da CVR Beira Interior.
Também foi apresentado o projeto Itinerários Napoleónicos, que propõe rotas históricas que recordam as invasões francesas em Portugal e exploram locais estratégicos, fortificações e eventos relacionados com essas invasões, assim como a Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal que junta Portugal e Espanha num percurso de quase 900 quilómetros.
Já a CIM Região de Aveiro divulgou na BTL os projetos Grande Rota Ria de Aveiro, RAW – Regata Anual de Moliceiros, Millèsime – Encontro Nacional de Espumantes (Anadia) e Maratona da Europa – Aveiro 2024.
A tarde ficou ainda marcada por um momento dedicado às comemorações dos 200 anos da Vista Alegre e pela apresentação da Centro de Portugal Film Commission, entre outras ações.