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Mariana Mouraz
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Joaquim Alexandre Rodrigues
A autarquia de Tondela anunciou, na BTL, que a candidatura ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial das construções de pedra seca do Caramulo está na fase final, tendo este processo, após um desafio do município, sido alargado aos municípios de Vouzela, Oliveira de Frades, Mortágua e Águeda.
“A ideia é que depois de conquistado o selo nacional, as construções de pedra seca Serra do Caramulo, como muros, caleiros, moinhos, entre outros, sejam integrados na lista que já foi classificada pela UNESCO”, anunciou a presidente da Câmara durante a ativação do município na BTL que está a decorrer em Lisboa até domingo.
Carla Antunes Borges fez ainda a apresentação da marca Caramulo.
“O Caramulo é uma marca com forte potencial e acima de tudo uma capacidade de grande atratividade do turismo internacional”, começou por afirmar a autarca, explicando logo depois que a montanha é um destino autêntico, com paisagens, pessoas e costumes únicos e ancestrais.
“O Caramulo é uma serra com um charme natural, intrínseco, com um produto turístico integrado onde quem nos visita pode visitar o museu, fazer um percurso pedestre, ter um contacto com natureza, pernoitar, passar um fim de semana, provando a nossa gastronomia, os vinhos e desfrutar do que a serra tem a oferecer”, disse.
Já o vereador com os pelouros da cultura e turismo no executivo, João Carlos Figueiredo, falou sobre a Festa das Cruzes do Guardão, que no início do ano passou a integrar a Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, e o Barro Negro de Molelos, que foi alvo de uma candidatura idêntica e que está em vias também de ser classificado.
“Começámos a trabalhar o património imaterial como elemento atrativo do território que contribui, não só do ponto de vista da salvaguarda da nossa identidade local, mas também do ponto de vista do turismo”, justificou o vereador.
Pelo palco do stand da CIM Viseu Dão Lafões passou ainda o Museu do Caramulo que organiza de 5 a 7 de setembro a 20ª edição do Caramulo Motorfestival.
Já o presidente da Câmara de Nelas apresentou o 𝗣𝗮𝗿𝗾𝘂𝗲 𝗙𝗹𝘂𝘃𝗶𝗮𝗹 𝗱𝗮𝘀 𝗖𝗮𝗹𝗱𝗮𝘀 𝗱𝗮 𝗙𝗲𝗹𝗴𝘂𝗲𝗶𝗿𝗮, cuja execução vai arrancar em breve, uma requalificação e valorização do património natural e cultural que pretende transformar as Caldas da Felgueira num polo de atração para diferentes tipos de turismo, impulsionando o desenvolvimento económico local.
Joaquim Amaral deu ainda a conhecer alguns dos eventos que marcam o concelho.
Da programação cultural apresentada fizeram parte os eventos que ainda vão decorrer até ao fim deste ano e outros que já aconteceram, e que fazem parte da radição cultural, como é o caso do 𝗖𝗮𝗿𝗻𝗮𝘃𝗮𝗹 𝗻𝗼 𝗖𝗼𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗗𝗮̃𝗼, a 𝗦𝗲𝗺𝗮𝗻𝗮 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗮 𝗲𝗺 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗮𝗿, promovida e preservada pela Santa Casa da Misericórdia, enquanto celebração incontornável do Turismo Religioso no Concelho de Nelas, e que este ano decorre a entre 5 a 20 de abril, a 𝗙𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗱𝗼 𝗩𝗶𝗻𝗵𝗼 𝗱𝗼 𝗗𝗮̃𝗼, a acontecer entre 4 e 7 de setembro, enquanto evento anual de excelência e principal certame regional ligado ao vinho do Dão e a 𝗩𝗶𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗠𝗲𝗱𝗶𝗲𝘃𝗮𝗹 𝗲𝗺 𝗖𝗮𝗻𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗦𝗲𝗻𝗵𝗼𝗿𝗶𝗺, em outubro. Ainda para abril, Cristóvão Monteiro apresentou o 𝗙𝗲𝘀𝘁𝗶𝘃𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗠𝗼𝗶𝗻𝗵𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹, programado para os dias 12 e 13 de abril, do qual o Município de Nelas faz parte, a par dos Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga e Vagos. Um projeto financiado pelo Turismo de Portugal que tem como objetivo a preservação e a promoção do património molinológico nacional.
Seguidamente, Maria João Almeida, presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo, apresentou a 𝗚𝗮𝗹𝗮 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗘𝗻𝗼𝘁𝘂𝗿𝗶𝘀𝗺𝗼 que, a 30 de maio, vai acontecer em Nelas, Coração do Dão. De 20 a 24 de junho, a agenda reserva a 𝗙𝗜𝗖𝗔 (Feira Industrial, Comercial, Agrícola e Associativa), um evento que efetiva o reconhecimento e valorização do tecido empresarial e do movimento associativo concelhio.
Na sua presença na BTL, o município levou a identidade e diversidade da oferta cultural, enoturística, gastronómica e territorial do Coração do Dão, uma aposta de promoção territorial coesa e dinâmica que atraiu a atenção do público em geral e agentes económicos de Turismo.
A participação arrancou com a tertúlia gastronómica “𝗔̀ 𝗠𝗲𝘀𝗮 𝗻𝗼 𝗖𝗼𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗼 𝗗𝗮̃𝗼”, conduzida pelo chefe Luís Almeida e a enóloga Patrícia Santos, um momento que proporcionou com sucesso a promoção gastronómica e enoturística do concelho com a transmissão de sabores e saberes identitários do Coração do Dão, e que estiveram em degustação, harmonizados com vinhos do Dão.
O chefe Luís Almeida, do Restaurante Memórias Santar, que integra o Guia Michelin, apresentou o “À Mesa no Coração do Dão”, um projeto gastronómico do Município que tem proporcionado a promoção conjunta dos restaurantes do concelho através da promoção de fins de semana gastronómicos, e da recriação de pratos tradicionais e outros inovadores que aliam sabores, emoções, memórias e harmonizações com os vinhos do Dão. Foram ainda apresentadas algumas ações desenvolvidas que têm permitido a afirmação da gastronomia do Coração do Dão como produto turístico de referência, na área da promoção da restauração e dos agentes turísticos locais, no sentido de potenciar no Concelho o “𝗧𝘂𝗿𝗶𝘀𝗺𝗼 𝗱𝗲 𝗘𝘅𝗽𝗲𝗿𝗶𝗲̂𝗻𝗰𝗶𝗮𝘀 𝗲 𝗠𝗲𝗺𝗼́𝗿𝗶𝗮𝘀”.