A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
Os moradores na Quinta D’el Rei, em Viseu, estão indignados com o que consideram ser uma falta de civismo por causa das caixas e outros lixos que são deixados junto dos ecopontos e que quase cobrem estes equipamentos. Dizem que os prevaricadores são conhecidos e pedem “mão firme” para este tipo de incumprimento.
Imagens de lixo e monos como colchões ou eletrodomésticos têm sido divulgadas e denunciadas pelos munícipes, o que levou já a autarquia de Viseu a tomar posição e a ter de enviar equipas para limpar os locais como aconteceu ainda esta semana junto à Casa Amarela.
A Câmara de Viseu lembra que o lixo como mobílias, eletrodomésticos e outros de porte mais elevado podem ser diretamente transportados até ao Ecocentro de Mundão ou agendada a sua recolha, através do número gratuito 800 209 316”.
A Câmara apela à população que assuma “uma cidadania ativa” para que o concelho seja “ambientalmente mais sustentável”.
Já em setembro, a autarquia de Viseu tinha alertado para a “falta de civismo e respeito pela sociedade” por causa da deposição indevida de lixo junto aos ecopontos do Cemitério Novo, algo que, recordou na altura, constitui uma “infração grave”.
“Estas deposições de lixo fora dos respetivos equipamentos constituem uma infração grave, mas trata-se, acima de tudo, de falta de civismo e de respeito pela comunidade e o espaço público, que é de todos”, referiu o município, que apelou ainda “à melhor colaboração de todos os munícipes para que não depositem resíduos fora dos contentores e ecopontos, de forma a garantir a salubridade do espaço público.