A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Jorge Marques
por
Vitor Santos
por
José Carreira
O fadista Camané vai subir este domingo (8 de setembro) ao palco da Feira do Vinho do Dão, em Nelas. O certame chega hoje ao fim, depois de ter aberto portas na sexta-feira.
Além do concerto do artista português, marcado para as 22h00, são várias as iniciativas que integram o programa para este último dia, como uma conversa entre enólogas do Dão, showcookings, teatro de rua, provas de vinhos, música e folclore.
A tarde começa com a assinatura de um protocolo que vai permitir a realização de iniciativas de sustentabilidade no concelho de Nelas. Pelas 14h30, no Mercado Municipal, acontece uma ação de sensibilização, “A contribuição do sector do vinho para a sustentabilidade, proteção do ambiente e restauro da natureza no âmbito do projeto Green Cork”.
O protocolo, em parceria com a Quercus e Green Cork,
Pelas 15h00, também no Mercado Municipal, decorre um showcooking que “Queijo da Serra e Vinho: Um Dueto De Sabores Perfeitos”, com a presença do chef Miguel Vidal e Luís Filipe, da Caminhos Cruzados.
Também às 15h00, na Praça do Município, vão chegar carros clássicos e no Mercado Municipal estarão confrarias Báquicas e Gastronómicas.
Às 16h00 e 18h30 acontece a apresentação “Contemplação, Fruição e Degustação”, com Anselmo Rudulfo e Rafael Bordalo Pinto. Performance que será apresentada na Praça do Município e no espaço Sabores do Dão.
Às 16h00, no Mercado Municipal, estará a decorrer uma prova de vinhos Dão no feminino, com as Enólogas Joana Cunha, Lúcia Freitas, Mafalda Perdigão, Patrícia Santos e Sónia Martins. Uma conversa que será moderada por Tiago Macena.
Meia hora depois, um momento de desgutação orientado pelas Confrarias Báquicas e Gastronómicas.
Pelas 17h00, o enólogo António Mendes, o Fumeiro Flor de Sal e Assunção Santos estarão a orientar um showcooking de harmonização, “Pão, enchidos e vinho sobre a mesa”.
Às 17h30, Jéssica Salaro sobe ao palco da Praça do Município e, às 18h00, no Mercado Municipal, acontece uma prova de vinhos Touriga nacional, “A nossa casta rainha”, orientada pelo enólogo Carlos Silva.
Para as 18h30 está preparada uma tarde folclórica com atuação dos ranchos folclóricos do concelho: Rancho “Rosas do Mondego”, de Vale de Madeiros Rancho, e “Os Santarenses”, rancho de Vilar Seco. A apresentação acontece na Praça do Município.
Às 19h00, o último showcooking da feira, “Memórias da minha avó ‘Mariquinhas’”, orientado por Isabel Pires Paula, do restaurante Bem Haja. E às 20h00, no Mercado Municipal, a performance itinerante de teatro de rua e artes circenses, pelo Teatro Hábitos.