“Entre Portas” é o videocast mensal da autoria da Remax Dinâmica que…
Nesta entrevista exclusiva, Dona Maria Martins, a caminho dos 90 anos, partilha…
Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…
por
Ricardo Horta
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
A Câmara de Nelas quer organizar o seu orçamento participativo. O projeto de regulamento, aprovado pelo executivo camarário, já esteve em consulta pública e vai ser votado pela Assembleia Municipal esta sexta-feira (28 de fevereiro).
A autarquia explica que o orçamento participativo quer incentivar “à participação ativa dos munícipes nas decisões sobre a aplicação de parte do orçamento” municipal.
Com esta iniciativa, a Câmara de Nelas também quer promover “uma governação mais transparente e democrática” através do orçamento participativo e do orçamento participativo jovem, dar “um passo importante de aproximação entre a autarquia e os munícipes” e permitir “uma voz ativa na gestão dos recursos públicos, já a ter em conta na elaboração do próximo Orçamento Municipal”.
O orçamento participativo de Nelas pretende ainda incentivar “a uma cidadania ativa e a práticas de construção coletiva”, estimular o diálogo entre eleitos e munícipes, contribuir para “uma procura partilhada de respostas a problemas e desafios da comunidade local” e reforçar a “transparência na gestão autárquica e abertura à sociedade civil”.
Após a eventual aprovação pela Assembleia Municipal, o projeto de regulamento vai ser enviado para o Diário da República e produzir efeitos a partir da sua publicação, conclui a Câmara de Nelas.