A Câmara de Nelas apresentou recentemente os projetos de requalificação da Escola Secundária de Nelas e da Escola EB 2,3/S Engenheiro Dionísio Augusto Cunha em reuniões com os diretores dos Agrupamentos de Escolas de Nelas e Canas de Senhorim, professores e projetistas.
O objetivo das obras é “melhorar as condições exteriores e interiores das edificações presentes, bem como promover a eficiência energética, acessibilidades, segurança e conforto da comunidade escolar”, explicou a autarquia em comunicado.
Nas apresentações houve troca de ideias e sugestões de melhoria e apontadas as principais necessidades e dúvidas em relação aos projetos de requalificação. O autarca Joaquim Amaral referiu que “estão reunidas as condições para a resolução de situações que eram descritas como principais anseios” das comunidades escolares.
Entre as intervenções na Escola Dionísio Cunha e na Escola Secundária de Nelas estão previstas a substituição das caixarias existentes, a criação de acessibilidades para alunos com mobilidade condicionada e o restauro e substituição das redes de águas, esgotos, pluviais, elétrica e de telecomunicações por novas redes.
Também estão previstas a substituição de pavimentos interiores, pintura, colocação de isolamento térmico no exterior e realização de obras de reparação nos pavilhões gimnodesportivos.
O investimento foi inicialmente anunciado em março de 2021, pelo anterior executivo PS, no valor superior a 7,7 milhões de euros, dos quais 4,1 milhões para a Escola Secundária de Nelas e 3,6 milhões para Canas de Senhorim.
Meses depois os projetos foram alvo de polémica nas últimas eleições autárquicas, Nelas: PS retira cartazes onde usava obras apoiadas por fundos comunitários e apelo ao voto.
Nelas pode ter unidade local de saúde
Entretanto, a Câmara Municipal também apresentou à tutela os projetos de requalificação do Centro de Saúde da vila e da Unidade de Saúde Familiar de Canas de Senhorim. Ambos os investimentos contam com o apoio dos fundos europeus e visam a requalificação do património edificado das duas unidades de saúde, “prevenindo e salvaguardando as valências” de ambos os espaços.
Outro dos objetivos é “a melhoria das condições de segurança e conforto para utentes e profissionais, condições de acessibilidades, manutenção e conservação dos edifícios, tendo em conta a eficiência energética, bem como uma reorganização espacial das Unidades”, acrescentou a autarquia.
A apresentação foi feita recentemente numa reunião com representantes do Ministério da Saúde, da Administração Regional de Saúde do Centro e do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões.
O presidente da Câmara, Joaquim Amaral (PSD), voltou a apelar à tutela ao Autarquia de Nelas adia transferência de competências na saúde , à maximização de consultas, ao alargamento do horário, à agregação de mais serviços e a uma maior capacidade de resposta, apontando estas metas como as principais prioridades.
O adjunto do ministro da Saúde, Eduardo Leal, referiu que as requalificações das unidades são “projetos importantes” para o concelho e que “capacitam os espaços para o futuro”. Também garantiu “total abertura” do Ministério para a resolução dos problemas enumerados pelo autarca de Nelas.
O adjunto também garantiu a intenção de criar uma unidade local de saúde (ULS) no concelho, referindo que a intenção é que a ULS concelhia “passe a garantir a prestação de cuidados de saúde primários, e outros cuidados de saúde, de forma integrada, à população residente na respetiva área de influência” de Nelas.
A requalificação do Centro de Saúde e da USF de Canas de Senhorim foi anunciada pela Câmara de Nelas , altura em que o projeto foi aprovado para financiamento pelo Plano de Recuperação e Resiliência.