Os cães-guia nascem com uma missão: devolver a liberdade aos seus utilizadores….
Fundada em Castro Daire há mais de 35 anos, a Paviléctrica entra…
No episódio de “A Comer é que a Gente se Entende”, o…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Carlos Vieira
por
Jorge Marques
A Câmara de Nelas assinou protocolos de financiamento com os agrupamentos de escolas de Nelas e Canas de Senhorim, atribuindo às instituições de ensino verbas no valor total de 269.555 euros.
Os protocolos foram assinados na última terça-feira (7 de janeiro) e visaram a renovação da subdelegação de competências nos agrupamentos do concelho, nomeadamente nas áreas de Recursos Humanos, Apoios e Complementos Educativos, Edificado e Investimento, Fornecimento e Serviços Externos e Financiamento.
Com esta transferência, os agrupamentos de Nelas e Canas de Senhorim recebem cerca de 243 mil euros. A autarquia local refere que esta medida pretende “assegurar a eficácia e melhoria dos resultados educativos e promover a qualidade de prestação do serviço público”.
Também entre os objetivos, estão os de “garantir a necessidade de suficiência de recursos, nomeadamente a eficiência e a otimização da gestão e afetação dos recursos humanos relativamente ao pessoal não docente, permitir a autonomia da gestão escolar e certificar a universalidade e igualdade de oportunidades a todas e todos”.
Além da delegação de competências, também foi assinado um outro protocolo com os agrupamentos de escolas, a pensar nas escolas primárias e jardins de infância. O objetivo é dotá-las de “recursos pedagógicos básicos para assegurar o pleno funcionamento de acordo com as atividades estabelecidas nos seus projetos educativos, bem como das atividades paralelas daí resultantes”. Para isso, a Câmara dá um apoio de 26.550 euros.
O município de Nelas sublinha que as medidas reforçam “a colaboração e o trabalho de parceria” com os agrupamentos de escolas do concelho e garantem “uma gestão de qualidade da educação concelhia”, bem como a promoção do sucesso educativo dos alunos.