A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Ana Rodrigues Silva
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de São Pedro do Sul quer requalificar o acesso à aldeia da Pena. A autarquia lançou o concurso para a obra de beneficiação, num investimento que ronda os 226 mil euros.
Segundo a Câmara, a obra tem um prazo de execução de 180 dias e engloba a pavimentação, calcetamento, drenagem de águas pluviais, sinalização e segurança rodoviária.
“Com esta intervenção pretende-se melhorar as condições de circulação e de segurança para os moradores e visitantes da aldeia da Pena”, acrescenta o município.
A localidade, classificada como Aldeia de Portugal, é uma das povoações mais turísticas do distrito de Viseu. Trata-se de uma aldeia típica de xisto que fica situada num vale profundo da Serra de São Macário. É também considerado um lugar natural para os amantes da natureza e da montanha.
Atualmente, a estrada que encaminha para a aldeia é íngreme e nela só passa um carro de cada vez, apesar de ter dois sentidos.
Além das casas, a aldeia da Pena também é caraterizada pela sua gastronomia que vai desde o presunto ao queijo da serra, além dos enchidos e de outros pratos como feijoada, arroz de cabidela de galinha, cozido à portuguesa à moda da Pena, vitela assada no forno a lenha e borrego assado com batatas.
Além da adega local e de um restaurante que ali está há cerca de um ano, a aldeia também vende artesanato como as miniaturas representativas da aldeia, em madeira e xisto, ou a cera do favo de mel, cortado em tiras e utilizado para fazer velas.