Esta sexta-feira, a Diocese de Viseu lembra os cinco anos desde a…
No coração de Jueus, em Tondela, a Dona Maria leva-nos numa viagem…
O namoro começou às escondidas, junto à fonte, já que os pais…
por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato
por
Mariana Abrantes
por
José Carreira
A Câmara de Tarouca está a investir cerca de meio milhão de euros em trabalhos de prevenção florestal com o objetivo de reforçar a resiliência do território face aos incêndios e a outros riscos naturais.
“A floresta é um dos mais importantes recursos da nossa região. A sua proteção só é possível com investimentos estratégicos, que o município de Tarouca tem vindo a efetuar anualmente”, disse o vice-presidente da Câmara de Tarouca, José Damião de Melo.
Na sua opinião, só assim fica garantida “uma prevenção eficaz para a época de fogos florestais e, ao mesmo tempo, uma estratégia eficiente no seu combate”.
A intervenção inclui corte de matos, desbaste e desrama, e também a instalação de mosaicos de gestão de combustível em áreas estratégicas.
“Mais do que limpar terrenos, estamos a proteger pessoas, bens e a biodiversidade. É uma aposta na segurança das populações e na preservação do nosso património natural”, afirmou José Damião de Melo, que visitou zonas onde decorrem estes trabalhos.
Segundo aquela autarquia do distrito de Viseu, “atualmente, avançam operações de limpeza de mosaicos e movimentação de terras, estando já iniciada a plantação prevista no projeto”.
A intervenção integra a estratégia municipal de gestão florestal e resulta de uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural, no âmbito da medida Prevenção da Floresta contra Agentes Bióticos e Abióticos.
“Nos próximos meses, terão início ações de reflorestação, consolidando o trabalho agora em curso e promovendo um equilíbrio sustentável entre segurança e preservação ambiental”.