A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Farmácia Grão Vasco procura estar perto da comunidade e atenta às…
O ano passa a correr e já estamos no Natal. Cada mês…
por
Eugénia Costa e Jenny Santos
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
A Câmara de Tondela aprovou na manhã desta terça-feira (19 de março), em reunião do executivo, vários protocolos de apoio financeiro com instituições do concelho, incluindo a ACERT, que vai receber um total de 325 mil euros da autarquia.
Um dos acordos com a ACERT é um apoio de 184 mil euros destinado à estrutura e criação artística (o mesmo valor em relação ao ano passado).
Essa verba vai servir nomeadamente para financiar duas novas peças que a companhia Trigo Limpo está a preparar, a Queima do Judas (Queima do Judas em Tondela muda de local para a feira semanal), a reposição e circulação de espetáculos produzidos pela ACERT e a manutenção do jardim do Novo Ciclo, a sede da associação cultural.
Além deste subsídio, a autarquia de Tondela também irá dar outros 120 mil euros (também mantidos face a 2023) para a programação do Novo Ciclo, que integra a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.
O montante vai apoiar a realização de exposições e dos festivais Finta e Tom de Festa, além de residências artísticas, coproduções e a programação geral da ACERT.
A Câmara também vai conceder apoios em espécie: um no valor de 17 205 euros para a cedência da Oficina de Artes Criativas e a manutenção do Novo Ciclo e outro de 3 761 euros relativo ao Tom de Festa, através da utilização de bens e serviços, espaços físicos, equipamentos, transportes e meios técnicos, entre outros.
O município presidido por Carla Antunes Borges também aprovou esta terça-feira um protocolo de 4 367 euros com o Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo para a implementação do sistema de segurança e proteção contra incêndios em edifícios.
Já com os agrupamentos de escolas do concelho foram aprovados os protocolos relativos à ação social escolar dos alunos do primeiro ciclo referentes ao atual ano letivo, numa verba global superior a 15 700 euros.
Na reunião anterior de Câmara, o executivo municipal também tinha aprovado os apoios a atribuir aos Bombeiros de Tondela e de Vale de Besteiros, no valor de 191 mil euros, apoiando-as na realização de atividades e de investimentos propostos pelas duas corporações.