Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
Pelo terceiro ano consecutivo, as Janelas 4 Life estão presentes na Feira…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, comprometeu-se esta quinta-feira (27 de março) a lançar o concurso para criação de um sistema de videovigilância na cidade, assim que receber o respetivo projeto, o que terá de acontecer até início de junho.
Em fevereiro, Fernando Ruas tinha dito aos jornalistas que o estudo para a implementação do sistema de videovigilância deveria ficar concluído durante o primeiro trimestre deste ano.
Hoje, no final da reunião pública do executivo camarário, explicou que o contrato com a empresa responsável pelo projeto apenas teve início no dia 18 e prevê um prazo de 80 dias.
“Quando o projeto estiver pronto, eu comprometo-me que lançamos concurso” para a obra, disse.
Ainda que os 80 dias sejam o prazo legal para entregar o projeto à autarquia, a empresa poderá conseguir antecipá-lo, uma vez que já existia trabalho previamente feito.
O projeto definirá o número de câmaras a colocar e os respetivos locais, sendo intenção da autarquia optar por zonas como o centro histórico e Jugueiros.
Fernando Ruas lembrou aos jornalistas que já obteve garantia de ajuda financeira para este projeto por parte da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco.
“Este é o género de projeto que tenho a certeza absoluta que o Governo vai apoiar, mas avanço com ele mesmo sem ter formalizado o apoio”, assegurou.
No que respeita ao controle das imagens recolhidas pelas câmaras, o autarca referiu que elas serão enviadas para gabinete de Proteção Civil Municipal, com ligação à PSP e à Polícia Municipal.