No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
São mais de 100 presépios, de diferentes tamanhos e construídos ao longo…
por
Maria Duarte - Era Viseu Viriato
por
Teresa Machado
por
Isalita Pereira
O município de Viseu anunciou esta sexta-feira estar a acompanhar a situação de locais onde a recolha de lixo não foi efetuada e os resíduos acumulam-se junto aos contentores, depois do dia de Natal.
Há zonas onde a recolha feita pelo Planalto Beirão não é suficiente, situação agravada com a “falta de civismo” de alguns munícipes, conforme alerta deixado por cidadãos ao Jornal do Centro.
A Câmara de Viseu apela a que sejam reportadas as situações para que possam ser resolvidas.
A autarquia avisou de que a recolha não seria efetuada no dia de Natal (tal como não será feita a 1 de janeiro), mas que o restante serviço mantinha o funcionamento normal, tendo sido feito um reforço no dia anterior.
Acontece que em alguns locais o lixo está acumulado vai já para o terceiro dia como se queixaram algumas pessoas ao Jornal do Centro.
Uma situação que pode ser justificada com o facto de nem todas as rotas serem feitas todos os dias.
O apelo é que os munícipes usem os contentores disponíveis quer para o lixo de triagem seletiva, quer para os resíduos indiferenciados. Uma das situações mais reportadas é a acumulação de sacos à volta dos contentores que estão vazios.
O Planalto Beirão esclarece na sua página na internet, por seu lado, que os resíduos produzidos nos 19 municípios são depositados em contentores de superfície, semi-enterrados e enterrados existentes na via pública e que estes equipamentos são recolhidos com frequências de recolha que têm em conta a produção de resíduos do local em questão, sendo estas constantemente ajustadas, no sentido de evitar a acumulação de resíduos nos equipamentos e na sua envolvente.
Anuncia ainda que os circuitos de recolha são reforçados em períodos de aumento de produção nomeadamente no verão, festividades, feiras e eventos.