protocolo_bombeiros_marco2024_1_2500_2500
IMG_7866
Casas Bairro Municipal Viseu 1
LOGO PODCAST_ENTRE PORTAS
WhatsApp Image 2025-01-16 at 181235
som das memorias logo

“Entre Portas” é o videocast mensal da autoria da Remax Dinâmica que…

27.02.25

Nesta entrevista exclusiva, Dona Maria Martins, a caminho dos 90 anos, partilha…

27.02.25

Comer é que a Gente se Entende foi até ao coração do…

25.02.25

por
Raquel Lopes, diretora processual ERA Viseu Viriato

 A compra e venda de imóveis em “juridiquês”
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Câmara de Viseu aprova anteprojeto do centro de artes e espetáculos

Câmara de Viseu aprova anteprojeto do centro de artes e espetáculos

Vereadores do PS votaram contra, com o argumento de que não receberam toda a informação exigida pela lei para um anteprojeto

 Câmara de Viseu aprova anteprojeto do centro de artes e espetáculos
27.02.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Câmara de Viseu aprova anteprojeto do centro de artes e espetáculos
27.02.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Câmara de Viseu aprova anteprojeto do centro de artes e espetáculos

O executivo liderado por Fernando Ruas aprovou esta quinta-feira, com os votos contras do PS, o anteprojeto relativo ao futuro Centro de Artes e Espetáculos de Viseu. 

O autarca falou em “mais um passo importante” num projeto que quer ver em obra “o mais rapidamente possível”. 

“A obra neste momento está em posição de não retorno”, garantiu, acrescentando que, na próxima Feira de São Mateus (em agosto) espera conseguir expor uma maquete do Centro de Artes e Espetáculos de Viseu (CAEVis).

Os vereadores do PS votaram contra, com o argumento de que não receberam toda a informação exigida pela lei para um anteprojeto.

“Nós fomos ler a lei. Não há orçamento, não há peças desenhadas, só tem uma memória descritiva, umas imagens 3D e pareceres [favoráveis] da IGAC (Inspeção-Geral das Atividades Culturais), do SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil”, disse aos jornalistas o vereador João Azevedo, que já anunciou a sua candidatura à presidência da Câmara de Viseu.

Fernando Ruas frisou que a aprovação do anteprojeto é “mais um passo importante” para concretizar a ambição de dotar a cidade de Viseu de uma sala capaz de receber espetáculos de grandes dimensões, para os quais nem o Teatro Viriato, nem o pavilhão multiúsos, reúnem condições.

“Eu gostava de ver era ser discutida outra coisa, se querem ou não querem este centro”, respondeu Fernando Ruas à posição dos vereadores socialistas.

Estava previsto que CAEVis – que será construído junto à rotunda cibernética, na zona da avenida da Europa – tivesse 1.500 lugares (metade dos quais num auditório ao ar livre), mas esta capacidade irá aumentar.

Segundo o autarca, “dentro de semanas” começarão a ser visíveis os trabalhos preparatórios, como circundar o terreno e demolir pavilhões existentes.

“O que está para arrancar é o necessário para fazer o centro de artes”, explicou, admitindo que também gostaria de posteriormente demolir o pavilhão dos transportes União de Sátão, que a autarquia irá tentar negociar, até porque a Avenida Capitão Homem Ribeiro terá de ser alargada.

Com o futuro CAEVis, a autarquia quer “fomentar a dinamização sociocultural local, assim como gerar um novo vigor cultural, integrado na revitalização urbana da cidade de Viseu”.

Durante a última campanha para as eleições autárquicas, Fernando Ruas – que já tinha sido presidente da Câmara entre 1989 e 2013 – prometeu retomar o projeto do centro de artes, para o qual já havia um projeto de 2010, que teve de ser atualizado.

“Preparei tudo para ter financiamento e para ter o projeto atualizado. Neste momento, só estamos a cumprir os prazos que são legais”, frisou o autarca social-democrata, acrescentando que espera em agosto já ter o terreno “todo limpo”.

Esta semana a autarquia de Viseu assinou também um protocolo de colaboração com o Instituto Piaget para reabilitação da aula magna desta instituição de ensino, complexo com 600 lugares na sala principal e mais duzentos, cada, em duas salas adicionais.

pub
 Câmara de Viseu aprova anteprojeto do centro de artes e espetáculos

Outras notícias

pub
 Câmara de Viseu aprova anteprojeto do centro de artes e espetáculos

Notícias relacionadas

Procurar