Está a pensar renovar o seu apartamento? Neste episódio de Missão Possível,…
Não me meteram na escola porque fazia falta a guardar cabras”. Esta…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O presidente da Câmara Municipal de Viseu quer permitir que o serviço de transporte “Ir e Vir” sirva como “boleia” para os passageiros que chegam às estações ferroviárias da região e queiram deslocar-se para o concelho de Viseu.
Para isso, Fernando Ruas diz que está a ser estudada uma forma de integrar o valor do transporte a pedido no bilhete de comboio e que o tema já foi abordado com o Governo.
“Foi colocada à secretária de Estado da Mobilidade a possibilidade, nomeadamente com a CP [Comboios de Portugal], de o passageiro não ter que estar a tirar mais um bilhete. Era uma comunicação entre duas entidades”, disse o autarca aos jornalistas no final da reunião de executivo que decorreu esta quinta-feira (24 de abril).
O projeto de mobilidade e transporte a pedido Ir e Vir vai avançar no concelho de Viseu até ao final do mês de maio, anuncio foi feito pelo presidente da Câmara na última reunião da Assembleia Municipal.
Ainda sobre os transportes públicos do concelho de Viseu, Fernando Ruas disse que faltam apenas as “burocracias” para que este serviço passe a ser gerido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, à semelhança do que acontece em outros municípios.
No final do ano passado, o executivo municipal aprovou a realização de um estudo que determinasse se a gestão dos transportes urbanos da cidade de Viseu deveria ser municipal ou intermunicipal e que seria feito pela CIM. Entretanto, o estudo “já foi feito”, restando agora que as entidades também deem o “ok”.
Fernando Ruas, que é também presidente da CIM Viseu Dão Lafões, aproveitou ainda para divulgar outra intenção, que passa pela criação de um passe único e um bilhete mais barato.
“Estaríamos a falar de um passe mensal de 20 euros que dá para toda a CIM e um bilhete de 0,50 para o transporte urbano”. Para que isso também possa acontecer no concelho que dirige, Fernando Ruas sublinhou que “Viseu tem que se integrar, progressivamente, nos transportes da CIM”.
A CIM Viseu Dão Lafões é composta por 19 municípios: Aguiar da Beira (distrito da Guarda), Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela (distrito de Viseu).