Em Videmonte, a arte de fazer pão é mais do que uma…
Sabia que as casas vendidas por mediadoras alcançam mais valor e são…
Pelo terceiro ano consecutivo, as Janelas 4 Life estão presentes na Feira…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Câmara de Viseu investe cerca de 236 mil euros na reabilitação de uma casa que irá passar a ter apartamentos de renda acessível na freguesia de Calde. O auto de consignação foi assinado esta quarta-feira (26 de março).
A obra, com um prazo de execução de cerca de um ano (364 dias), pretende recuperar o edifício localizado na Rua das Eiras, na aldeia de Vilar do Monte, e que se encontra num avançado estado de degradação com várias intervenções. O objetivo é criar duas habitações unifamiliares nas tipologias T1 e T4 para arrendamento a custos acessíveis.
A empreitada decorre no âmbito da Estratégia Local de Habitação e é apoiado por fundos comunitários e pelo Plano de Recuperação e Resiliência. O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, diz que o investimento em habitação acessível é uma “necessidade para todos os viseenses, em todas as freguesias do nosso concelho”.
Só na freguesia de Calde, a Câmara de Viseu quer construir 13 novos fogos habitacionais num investimento de 1,7 milhões de euros, resultado da aquisição e reabilitação de oito edifícios e da recuperação de uma habitação, com financiamento do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana.
Em todo o concelho, está prevista a construção de 180 novas habitações em regime de arrendamento habitacional apoiado, num investimento total de 28 milhões de euros. A maioria – 130 – resulta da aquisição e reabilitação de imóveis nas freguesias mais periféricas do concelho de Viseu, no âmbito do programa “Rural Habita”, num investimento de 20 milhões de euros.