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A Câmara de Viseu vai requalificar a antiga estação ferroviária de Torredeita e transformá-la num museu. O investimento é superior a 170 mil euros.
Segundo a autarquia, a obra vai recriar o interior do apeadeiro original da estação de comboios. O trabalho já foi entregue ao empreiteiro.
Em comunicado, o executivo da Câmara refere que o objetivo desta requalificação passa pela “adaptação da estrutura para espaço museológico e infraestruturas de apoio, promovendo a valorização daquele elemento patrimonial local” e pelo reforço da coesão territorial.
“Saliento que esta intervenção visa preservar aquilo que temos de mais caro e que torna Viseu único: o nosso património histórico e arquitetónico, as nossas tradições, a nossa identidade. Não vamos apenas recuperar um edifício, vamos também recuperar uma época e preservar uma forma de viver”, afirmou a vice-presidente da autarquia, Conceição Azevedo.
A empreitada prevê a requalificação integral dos dois pisos do edifício principal e do anexo sanitário, além da instalação de infraestruturas de eficiência energética. O projeto, que tem um prazo de execução estimado de 120 dias, vai acolher várias atividades, incluindo visitas ao espaço museológico, exposições de trajes regionais e animação turística.
A obra conta com o apoio financeiro da Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva. O vereador das Freguesias e Desenvolvimento Rural e presidente da ADDLAP, João Paulo Gouveia, diz que a associação vai comparticipar a empreitada em cerca de 50 por cento do investimento. “No futuro, numa próxima fase, pretendemos também recuperar a locomotiva e carruagens que, lamentavelmente, nos últimos dois anos foram vandalizadas”, acrescenta.
Além da obra na Torredeita, a Câmara de Viseu vai ainda avançar com o calcetamento de várias ruas na freguesia de Ranhados num investimento de 237 mil euros que será executado pela Junta de Freguesia local.
O projeto prevê a regularização do pavimento existente em calçada de granito, bem como a substituição do pavimento betuminoso por calçada de granito, a adaptação e correção da rede de drenagem de águas pluviais e a reformulação da sinalização horizontal e vertical, por forma a regular o tráfego automóvel e pedonal.