Em um dia e meio, 30 oradores deixaram o seu testemunho e…
A magia do desconhecido… chega à Ourivesaria Pereirinha. A Monseo Jewels, marca…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Miguel Varzielas, ortopedista no Hospital CUF Viseu
por
Rita Andrade, Enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária, UCC Viseense
As equipas da Câmara de Viseu voltaram a retirar lixo colocado indevidamente junto aos ecopontos, agora na Avenida Capitão Silva Pereira, no centro da cidade. Segundo a autarquia, foram feitos trabalhos de recolha e limpeza de resíduos, uma situação que já não é a primeira vez e que a autarquia já alertou para a “falta de civismo”.
A Câmara lembra que os restos de mobília e carpetes deixados perto da Casa Amarela “podiam ser diretamente transportados até ao Ecocentro de Mundão ou agendada a sua recolha, através do número gratuito 800 209 316”.
A Câmara apela à população que assuma “uma cidadania ativa” para que o concelho seja “ambientalmente mais sustentável”.
Já em setembro, a autarquia de Viseu tinha alertado para a “falta de civismo e respeito pela sociedade” por causa da deposição indevida de lixo junto aos ecopontos do Cemitério Novo, algo que, recordou na altura, constitui uma “infração grave”.
“Estas deposições de lixo fora dos respetivos equipamentos constituem uma infração grave, mas trata-se, acima de tudo, de falta de civismo e de respeito pela comunidade e o espaço público, que é de todos”, referiu o município, que apelou ainda “à melhor colaboração de todos os munícipes para que não depositem resíduos fora dos contentores e ecopontos, de forma a garantir a salubridade do espaço público.
“A ajuda de todos é fundamental para garantir a qualidade de vida de todo o nosso concelho”, destacou a Câmara. A situação voltou depois a repetir-se na mesma zona e no mesmo mês.
Mais recentemente, sapadores florestais retiraram dez quilos de lixo da Barragem de Várzea de Calde, incluindo garrafas de vidro e de plástico, beatas de cigarros e diversos plásticos. A iniciativa foi organizada pelo centro Europe Direct Viseu Dão Lafões, gerido pela Comunidade Intermunicipal (CIM), no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira.