A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões de 2025 para os…
No terceiro episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…
por
Jorge Marques
por
Pedro Baila Antunes
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Perto de 30 caminheiros percorreram cerca de sete quilómetros da Rota das Vindimas em Samodães, no concelho de Lamego, no passado domingo (15 de setembro).
A iniciativa foi organizada pela secção de pedestrianismo do Ténis Clube de Lamego. O percurso ficou marcado pela passagem por algumas quintas da região que estão na época da vindima, “em plena labuta”, e pela paisagem do Douro num dia de “sol e temperatura amena”.
“Ao chegar junto ao rio, o grupo fez uma breve paragem para descansar, comer uns deliciosos biscoitos e saborear um magnífico vinho generoso, disponibilizados pela organização, de forma a ganhar alento para iniciar a penosa subida de regresso. A ascensão fez-se lentamente, quer para apreciar a magnífica paisagem, quer para recuperar o fôlego”, acrescenta a nota divulgada pela organização.
Às 11h45, os primeiros pedestrianistas terminaram o percurso circular. No entanto, a atividade só foi concluída cerca de meia-hora depois, com a chegada dos últimos caminheiros, “sempre acompanhados por um dos guias da organização”.
A iniciativa contou com o apoio da Douroguest e a colaboração da Inovterra, do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo, da Amigos de Ferreiros A.C.D, da Farmácia Senhora dos Remédios, da Ourivesaria Ramos e da Câmara de Lamego.
A próxima caminhada do Ténis Clube de Lamego está marcada para o próximo dia 20 de outubro, com a Rota da Castanha, onde os participantes poderão desfrutar de um magusto com castanhas assadas.